🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Janeiro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Homens negros em foto com Alexandre de Moraes são ativistas sociais, não líderes do PCC

Por Amanda Ribeiro

5 de janeiro de 2023, 13h13

Não são chefes do PCC (Primeiro Comando da Capital) os homens negros que aparecem ao lado do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes em uma foto que circula nas redes. A imagem mostra os ativistas Raull Santiago, Rene Silva e Francisco José Pereira de Lima, conhecido como Preto Zezé, que são líderes de movimentos sociais e encontraram Moraes durante o jantar de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no domingo (1º).

Publicações que associam os ativistas ao crime organizado acumulam centenas de compartilhamentos no Facebook e também circulam no Twitter e no Telegram.


Selo falso

Dize-me com que andas e direi que tu és, para quem não sabe, este Alexandre de Moraes, é amigos destes chefões do PCC (…)

Posts afirmam que líderes de movimentos sociais que aparecem em foto com o ministro Alexandre de Moraes são na verdade líderes do PCC

Uma foto que registra ativistas de movimentos sociais ao lado do ministro Alexandre de Moraes circula com a alegação falsa de que os homens são líderes do PCC. A imagem foi publicada no perfil de Raull Santiago no Instagram no dia 1º e mostra, além dele, Francisco José Pereira de Lima — o Preto Zezé (centro) — e Rene Silva (à dir.).

No Twitter, Santiago afirmou que pretende tomar medidas judiciais. “A maldade das postagens fakes não doem apenas pelo ataque direto a nossa imagem, mas principalmente por sabermos que isso vem carregado de racismo e preconceito direto às favelas.”

Empreendedor social e ativista do Complexo do Alemão, Santiago é fundador e CEO da Brecha, uma empresa de consultoria sobre mercado e favela. Já Rene Silva é criador do Voz da Comunidade, ONG e jornal comunitário com notícias das favelas do Rio de Janeiro. Zezé é presidente da Cufa (Central Única das Favelas), ONG que realiza diversos projetos sociais e culturais em favelas por todo o país.

Esta não é a primeira vez que ativistas negros são alvo de peças de desinformação racistas. Em outubro do ano passado, Aos Fatos desmentiu que o líder comunitário Anderson Mamede, que aparecia em vídeo de comício ao lado de Lula, teria sido preso por planejar um atentado contra o então candidato a governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Desinformadores também associaram o boné com a sigla CPX, usado por Rene Silva na foto e também por Lula durante a campanha eleitoral, ao tráfico de drogas. As letras compõem a sigla para a palavra “complexo”. Aos Fatos também desmentiu peças de desinformação que associam Alexandre de Moraes ao PCC.

A Reuters e o UOL Confere também checaram essas publicações.

Referências:

1. Instagram (@raullsantiago)
2. Twitter (@pretozeze)
3. Twitter (@eurenesilva)
4. Twitter (@raullsantiago)
5. UOL
6. Instagram (@brechahubdecria)
7. Twitter (@vozdacomunidade)
8. Cufa
9. Aos Fatos (1, 2 e 3)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.