Posts enganosos compartilham animação 3D como se fosse registro de ataque iraniano contra Israel

Por Milena Mangabeira

15 de abril de 2024, 17h15

Não é verdade que um vídeo mostra o momento em que mísseis iranianos atingiram o território de Israel no último sábado (13), como alegam publicações nas redes. O registro compartilhado pelas peças de desinformação é uma animação 3D que circula desde 2021. As mesmas imagens também já foram usadas para mentir sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 5.000 compartilhamentos no X (ex-Twitter) e ao menos 4.000 curtidas no Instagram nesta segunda-feira (15).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Acabou de começar uma guerra entre Irã e Israel, onde o Irã atacou Israel severamente com vários mísseis! Total solidariedade ao povo de Israel.

Print de publicação que engana sobre o conflito entre Irã e Israel ao usar imagem de animação 3D como se fosse um registro real do ataque iraniano

Imagens geradas por computação gráfica que simulam um bombardeio têm sido compartilhadas nas redes como se fossem reais e registrassem o ataque comandado pelo Irã contra Israel no último fim de semana. O vídeo foi publicado originalmente no Instagram em 8 de outubro de 2021 pelo próprio animador, que ressaltou se tratar de uma cena fictícia (veja abaixo).

No último sábado (13), o Irã lançou mais de 300 mísseis contra Israel, em retaliação a um bombardeio comandado pelo governo israelense contra o consulado iraniano na Síria no início do mês. Ainda que tenha conseguido interceptar a maioria dos mísseis, Israel emitiu avisos de evacuação e sinais de alerta para sua população.

Leia mais
Nas Redes Vídeo mostra aglomeração de fãs do cantor Louis Tomlinson, não pânico em Israel após ataques do Irã
Nas Redes Gravação de ataque do Hamas circula como se mostrasse mísseis iranianos interceptados por Israel

Essa não é a primeira vez que essa animação é usada fora de contexto. Agências internacionais, como a Boom Live e a Newschecker, desmentiram em 2022 uma peça de desinformação que usava as mesmas imagens como se fossem registros de um ataque russo contra o território ucraniano.

São frequentes nas redes publicações falsas que usam cenas geradas por computação gráfica para desinformar. Aos Fatos desmentiu posts similares em 2022, no início da guerra entre Rússia e Ucrânia, e no fim do ano passado, quando eclodiu o conflito entre Israel e o grupo extremista palestino Hamas (veja aqui e aqui).

Referências:

1. Instagram (@borisao_blois)
2. g1 (1 e 2)
3. BBC Brasil
4. Aos Fatos (1, 2 e 3)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.