É falso que jornal francês Charlie Hebdo publicou charge com Lula e ofensa ao STF

Compartilhe

Não é verdade que o jornal satírico francês Charlie Hebdo tenha publicado uma charge que retrata o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assediando uma estátua da Justiça e uma legenda que diz "Confirmado: o Supremo brasileiro é uma merda". A montagem que circula nas redes (veja aqui) foi feita sobre um desenho publicado pelo jornal Perú 21 em 2015 que mostrava Alan García, ex-presidente peruano, no lugar do petista.

O conteúdo reunia 16.990 compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (3) e foi marcado como FALSO na ferramenta de checagem da rede social (entenda como funciona).


Brasil vira piada no resto mundo

Trata-se de uma montagem a foto que circula nas redes sociais como se fosse uma charge publicada na capa do jornal satírico francês Charlie Hebdo com o ex-presidente Lula (PT) assediando o símbolo da Justiça e a frase "Confirmado: o Supremo brasileiro é uma merda". A charge original foi publicada na edição 488 do suplemento El Otorongo, do jornal Perú 21, de julho de 2015. A figura satirizada era Alan García, ex-presidente do Peru, morto em 2019, e não há qualquer alusão ao STF (Supremo Tribunal Federal).

A parte superior da montagem refere-se, de fato, ao cabeçalho da capa uma edição do Charlie Hebdo, de setembro de 2012. Porém, a charge retrata o profeta Maomé sentado em uma cadeira de rodas empurrada por um judeu.

Em pesquisa no site do Charlie Hebdo, que reúne as capas das edições publicadas desde janeiro de 2018, o Aos Fatos não encontrou qualquer imagem que satirizasse o ex-presidente Lula ou que trouxesse mensagens com ofensas ao STF.

A montagem circula nas redes sociais desde 2016, quando Lula foi nomeado ministro da Casa Civil do governo Dilma Rousseff (PT), mas não chegou a assumir o cargo. A peça voltou à tona após o STF determinar a prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) por divulgar um vídeo com ataques contra membros da Corte e elogios ao AI-5 da ditadura.

Em 2019, uma outra montagem com alusão a Lula e o STF circulou nas redes após a decisão da Justiça pela saída do ex-presidente da prisão.

Esta peça de desinformação também foi checada por Estadão Verifica, G1 e Observador.

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo antigo de Lula circula como se fosse resposta atual a Trump

Vídeo antigo de Lula circula como se fosse resposta atual a Trump

falsoPosts mentem ao afirmar que TCU aprovou impeachment de Lula

Posts mentem ao afirmar que TCU aprovou impeachment de Lula

Rede social que permitir posts criminosos pode ser responsabilizada, diz Ministério da Justiça

Rede social que permitir posts criminosos pode ser responsabilizada, diz Ministério da Justiça