🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Janeiro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que Henry Cavill declarou apoio a Jair Bolsonaro

Por Priscila Pacheco

17 de janeiro de 2022, 18h48

Não é verdade que o ator britânico Henry Cavill declarou apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL), como afirmam postagens nas redes sociais (veja aqui). As falas atribuídas a ele, que teriam sido ditas na sexta-feira (14), não foram encontradas por Aos Fatos nas suas redes sociais nem em entrevistas recentes. A falsa alegação é ilustrada com uma foto de 2015 que mostra Cavill usando uma camiseta da seleção brasileira durante visita ao Rio de Janeiro.

As postagens enganosas contam com ao menos 1.209 compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (17).


Selo falso

ATOR HENRY CAVILL APOIA JAIR BOLSONARO. Nesta última sexta (14), o ator Henry Cavill conhecido por interpretar Superman em "homem de aço" e Geralt em "the witcher", declarou todo o seu apoio ao atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. - "É um homem de bem e guiado por Deus, está fazendo um ótimo governo e sempre avançando pelo melhor do Brasil, infelizmente, como em todo o mundo, a mídia de esquerda e os comunistas tentam o derrubar pois tudo o quê eles querem é o poder e não o bem da população, por isso declaro aqui o meu apoio ao presidente do Brasil", declarou Henry Cavill

Postagens nas redes sociais enganam ao afirmar que o ator britânico Henry Cavill, de Superman e da série The Witcher, elogiou e declarou apoio ao presidente Jair Bolsonaro na última sexta-feira (14). Não foi encontrado registro que ateste a existência da declaração.

Aos Fatos fez pesquisas em sites de buscas, em vídeos no YouTube e nas redes sociais autenticadas de Cavill (veja aqui e aqui) e não localizou citações a Bolsonaro. No dia 14, os textos em sites que citavam o ator eram referentes às suas produções.

As peças de desinformação usam uma foto antiga que mostra o ator para ilustrar a falsa declaração. O registro foi feito pelo fotógrafo André Freitas, da AgNews, em agosto de 2015, quando Cavill passeava no Rio de Janeiro com uma camiseta da seleção brasileira de futebol com o número 10 e o seu nome nas costas.

Referências:

1. Facebook Henry Cavill
2. Instagram Henry Cavill
3. YouTube
4. Google (Fontes 1 e 2)
5. Ego
6. Just Jared
7. Rolling Stone
8. Netflix


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.