Não é verdade que um vídeo viral nas redes prova que as doações enviadas aos afetados pelas atuais enchentes no Rio Grande do Sul estão sendo destruídas. A gravação compartilhada pelas peças de desinformação foi feita no ano passado, quando o estado também foi atingido por fortes chuvas, e mostra uma retroescavadeira organizando — e não destruindo — donativos em um galpão em Encantado (RS).
Publicações com o conteúdo enganoso somavam mais de 2,6 milhões de visualizações no TikTok até a tarde desta quinta-feira (9).
Doações para RS são destruídas, barcos e caminhões apreendidos e as denúncias dos voluntários só aumentam
Um vídeo de 2023 que mostra uma retroescavadeira movendo caixas e sacolas voltou a ser compartilhado recentemente nas redes para alegar que os donativos enviados para ajudar os afetados pelas atuais enchentes no Rio Grande do Sul estariam sendo destruídos. Registradas em Encantado (RS) durante as enchentes do ano passado, as imagens mostram a máquina organizando os donativos em uma quadra poliesportiva.
Na época, o vídeo também circulou fora de contexto e motivou críticas à prefeitura da cidade, que publicou nota explicando que o "uso da retroescavadeira, embora possa ter sido interpretado como inadequado, foi necessário para aumentar a capacidade de armazenamento". De acordo com a administração municipal, nenhum objeto foi danificado ou descartado.
Agora, as imagens circulam junto de alegações enganosas que apontam um suposto movimento de apreensão de barcos de salvamento e de caminhões com doações, em uma onda de desinformação que agrava ainda mais a crise.
Encantado é um dos 336 municípios gaúchos que tiveram estado de calamidade pública decretado desde o final de abril por conta das enchentes. O número de mortos no estado subiu para 107 e o de desaparecidos, para 136. Até o momento, há mais de 165 mil desalojados.