🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Brasil Urgente não exibiu depoimento em que homem critica Datena

Por Marco Faustino

14 de setembro de 2021, 19h18

É uma montagem o vídeo que circula nas redes sociais em que um homem aparece no telão do programa Brasil Urgente, da Band, fazendo críticas ao apresentador da atração, José Luiz Datena (veja aqui). A manipulação foi produzida a partir de imagens de uma edição exibida em fevereiro de 2020 e a emissora informou que a gravação não foi ao ar.

Este conteúdo enganoso reunia ao menos 70.000 compartilhamentos nesta segunda-feira (14) no Facebook.


Selo falso

Post no Facebook com montagem de homem criticando Datena no programa Brasil Urgente

Não é verdade que o vídeo das postagens mostre que o apresentador José Luiz Datena foi criticado ao vivo no programa Brasil Urgente por um homem que se dizia ex-fã do jornalista. A gravação é uma montagem feita a partir de outras duas filmagens: a edição de 15 de fevereiro de 2020 da atração da Band e o depoimento do homem.

No depoimento, o homem se apresenta como Marcelo e diz ser morador de Goiânia (GO), mas Aos Fatos não o localizou. Ele diz que foi às manifestações de 7 de Setembro para defender seu direito de ir e vir e sua liberdade de expressão e chama Datena de “ditador nojento” e “filho de Satanás”.

No trecho original, Datena conversava por telefone com telespectadores que reclamavam do preço dos combustíveis. Na tela, era possível ler as frases “Álcool e Gasolina” e “Recorde no preço dos combustíveis”. Na montagem, elas foram substituídas por “Eu gostava do seu programa” e “Homem simples detona Datena”. A manipulação também usa tipos de letras diferentes em relação ao padrão do programa.

Comparação entre montagem e imagem original do programa Brasil Urgente
Em comum. Comparativo entre o frame utilizado na montagem (imagem superior) e o extraído do original.

Também foi possível identificar três palavras ditas pelo apresentador por meio de leitura labial: “tipo”, “sei” e “entendi”, nas imagens utilizadas na montagem, e que foram proferidas de maneira idêntica por Datena durante conversa com um morador de Americana (SP) sobre o custo dos combustíveis.

Outro indício de desinformação é que, atualmente, o cenário do Brasil Urgente é predominantemente branco, não azul. Em nota, a Band informou que a gravação é fake news e disse que o conteúdo não foi ao ar na emissora.

Referências:

1. Facebook
2. YouTube


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos do Facebook. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.