🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que público xingou Lula em show de Gusttavo Lima em Portugal

Por Marco Faustino

8 de março de 2022, 13h53

É falso que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi xingado durante um show do cantor Gusttavo Lima em Lisboa, capital de Portugal, como dizem posts nas redes sociais (veja aqui). O áudio foi inserido no vídeo original, em que a plateia ovaciona o cantor e grita “embaixador”, apelido dele. A assessoria da casa de espetáculos Campo Pequeno, onde Lima se apresentou, nega que tenha acontecido manifestação política na apresentação.

Postagens com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (8).


Selo falso

Plateia grita: "Ei, Lula! Vai TNC!" durante o show de Gustavo Lima.

É montagem vídeo em que plateia grita “Fora Bolsonaro” em show de Gusttavo Lima em Lisboa

Trata-se de uma montagem o vídeo que mostra xingamentos ao ex-presidente Lula durante um show do cantor Gusttavo Lima em Lisboa, Portugal, na última sexta-feira (4). Na gravação original, compartilhada no Instagram poucas horas após a apresentação, a plateia ovaciona o cantor, sem manifestações políticas (veja abaixo). Lima também compartilhou as imagens no Twitter na segunda-feira (7).


O áudio inserido no vídeo é o mesmo de um protesto contra o ex-presidente Lula que aconteceu durante durante uma partida do Atlético Mineiro contra o Colo-Colo pela Copa Libertadores, em 16 de março de 2016, como Aos Fatos verificou em checagem anterior.

O início do show de Gusttavo Lima estava marcado para as 21h30 (horário de Portugal). Às 23h44, o vídeo original foi compartilhado em um perfil de fãs do cantor no Instagram. Na publicação, a autoria das imagens é atribuída a Marlus Marcelus, produtor de Gusttavo Lima, que tem perfil fechado na rede social.

Aos Fatos encontrou o vídeo com o áudio adulterado em publicações feitas a partir da noite de segunda-feira (7), após uma outra versão falsa, com gritos de “Fora Bolsonaro”, ter sido difundida nas redes sociais.

A assessoria da casa de espetáculos Campo Pequeno, onde Lima se apresentou, informou ao Aos Fatos que as imagens retratam o início da apresentação, quando a plateia gritou “embaixador”, apelido pelo qual Gusttavo Lima é conhecido. Segundo a empresa, não houve manifestações políticas no evento. Luís Felipe Meneses, diretor do jornal Inside, que cobriu o show, também afirmou ao Aos Fatos que não foram entoadas palavras de ordem com alusões políticas.

Gusttavo Lima fez uma turnê na Europa entre os dias 4 e 6 de março, onde se apresentou nas cidades de Lisboa e do Porto, em Portugal, e em Londres, capital do Reino Unido.

Referências:

1. Twitter
2. Revista Veja
3. Globo Esporte
4. YouTube
5. Jornal Inside
6. Instagram
7. Campo Pequeno
8. Aos Fatos
9. GC+


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.