Voto não é perdido ao apertar ‘confirma’ na urna durante alerta para conferir o voto

Compartilhe

É falso que o eleitor perderá o voto ao pressionar a tecla verde “confirma” no momento em que aparecer a mensagem “confira o seu voto” na urna eletrônica, como afirmam postagens nas redes sociais (veja aqui). Se a tecla for pressionada durante a mensagem, que é exibida por um segundo, o voto ainda não será confirmado, o que ocorre apenas quando a tecla for pressionada novamente após a mensagem desaparecer. O voto, no entanto, não será perdido ou anulado, tampouco o eleitor será obrigado a digitar de novo o número do seu candidato.

Publicações com o conteúdo enganoso somavam 10 mil compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (28).


Selo falso

Não existia isso nas urnas, esse ano vai existir. Quando você digita o número, aparece assim, embaixo, piscando: ‘Confira o seu voto’, embaixo, confira o seu voto. A pessoa vai entender ‘confirma’, e vai apertar a tecla ‘Confirma’. Perdeu o voto, não computou. Tem que esperar esse negócio do confira o seu acabar, demora lá alguns segundos, aí aparece o aviso ‘Aperte a tecla confirmar…né? Para confirmar o seu voto

Vídeo difundido nas redes sociais alega que o voto será perdido se o eleitor apertar ‘confirma’ durante mensagem ‘confira seu voto’, o que é falso

Em vídeo que circula nas redes sociais, um homem não identificado pelo Aos Fatos diz que o voto do eleitor será perdido se a tecla “confirma” for pressionada durante a mensagem de alerta “confira seu voto”, o que é falso. Se a tecla for pressionada durante a mensagem, o voto ainda não será confirmado, mas nada acontecerá — o voto não é perdido, anulado nem o eleitor é obrigado a digitar outra vez o número do candidato. A confirmação do voto ocorre apenas se a tecla “confirma” for pressionada novamente após a mensagem desaparecer da tela.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) inseriu um tempo extra, de um segundo, para que o eleitor confira o candidato escolhido por meio das urnas eletrônicas nas eleições deste ano. “O equipamento liberará a confirmação do voto, ou seja, o botão verde ‘confirma’, um segundo após o preenchimento completo dos números do candidato para cada cargo. O mesmo vale para os votos em branco e para corrigir algum dígito”, explica a corte eleitoral.

A orientação é que o eleitor não aperte qualquer tecla enquanto a mensagem para conferir o voto estiver piscando na tela. A mudança foi, inclusive, incorporada no simulador de votação. O Aos Fatos testou a ferramenta e verificou que, ao apertar a tecla “confirma” antes que desapareça a mensagem para conferir o voto, há um aviso sonoro diferente do áudio que é reproduzido após cada confirmação. É necessário apertar novamente a tecla “confirma”, após a mensagem “confira seu voto” desaparecer, para efetivar a escolha.


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Referências

  1. Senado Federal
  2. Justiça Eleitoral (1 e 2)
  3. TSE

Compartilhe

Leia também

Exaltação à raiva masculina ressoa de subculturas ao mainstream na internet

Exaltação à raiva masculina ressoa de subculturas ao mainstream na internet

falsoImagem de Bolsonaro visitando Lula no hospital foi gerada por IA

Imagem de Bolsonaro visitando Lula no hospital foi gerada por IA

falsoTrump não concedeu passaporte diplomático a Bolsonaro

Trump não concedeu passaporte diplomático a Bolsonaro