🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Julho de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo que mostra chuva de granizo não é recente nem foi gravado em Campo Mourão

Por Marco Faustino

28 de julho de 2021, 15h51

Não é verdade que um vídeo difundido nas redes sociais mostra uma chuva de granizo que caiu em Campo Mourão (PR) nesta terça-feira (27) (veja aqui). Além de a gravação circular na internet desde 2018 atribuída a outras cidades, o Paraná não registrou o fenômeno na data mencionada pelas postagens checadas.

O vídeo com a atribuição enganosa reunia ao menos 4.000 compartilhamentos em posts no Facebook até a tarde desta quarta-feira (28). O conteúdo foi sinalizado como FALSO na ferramenta de verificação da plataforma ‌(‌saiba‌ ‌como‌ ‌funciona‌).


PARANÁ: Forte queda de granizo nesta tarde de terça-feira em Campo Mourāo

Um vídeo que mostra uma chuva de granizo não foi filmado na terça-feira (27) na cidade paranaense de Campo Mourão, como alegam as publicações checadas. Embora Aos Fatos não tenha encontrado em busca reversa a origem exata da gravação, o registro circula pelo menos desde dezembro de 2018 na internet e já foi atribuído às cidades baianas de Porto Seguro e São Gabriel, além de Orizona (GO) e Mauriti (CE).

Além disso, não houve chuva de granizo na terça-feira no Paraná, segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná). Nesta quarta-feira (28), o G1 publicou que moradores do centro-oeste paranaense, onde está Campo Mourão, fizeram registros de chuva congelada, quando as gotas de água congelam ao tocar a superfície fria. Na precipitação de granizo, pedaços de gelo caem diretamente da nuvem.

Uma onda de frio chegou ao Brasil nesta quarta-feira (28). Há previsão de quedas bruscas de temperatura e geada em diversos estados, sobretudo na região Sul, e até de neve na serra catarinense.

Referências:

1. InVID Project
2. Facebook
3. YouTube (Fontes 1, 2, 3 e 4)
4. Simepar
5. G1 (Fontes 1 e 2)


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.