🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Julho de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo mostra projeto de ponte na Espanha, não sobre o rio Xingu

Por Priscila Pacheco

30 de julho de 2020, 17h58

Um vídeo que mostra o projeto de construção de uma ponte circula nas redes sociais como se fosse referente a uma obra anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro sobre o rio Xingu (PA) (veja aqui). Na verdade, as imagens são relacionadas a uma estrutura no rio Tejo, na Espanha, construída em 2006.

A peça de desinformação começou a circular depois que o presidente Jair Bolsonaro afirmou, em 17 de julho, que o governo deve contratar empresas para executar o projeto de engenharia e licenciamento ambiental de ponte sobre o rio Xingu na BR 230.

No Facebook, o vídeo com a atribuição enganosa somava ao menos 52.000 compartilhamentos nesta quinta-feira (30). Todas as publicações foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação do Facebook (entenda como funciona).


FALSO

Vejam a ponte que vai ser construída sobre o rio Xingu com tecnologia de ponta

Publicações nas redes sociais enganam ao compartilhar vídeo do projeto de uma ponte que foi construída na Espanha como se fosse de uma obra prevista para o rio Xingu (Pará). Com 400 metros de comprimento, a ponte de Alconétar, em Cáceres, foi inaugurada em 2006, e o vídeo de seu projeto circula na internet há pelo menos sete anos.

O vídeo fora de contexto passou a ser difundido após o presidente Jair Bolsonaro afirmar em suas redes sociais no dia 17 de julho que o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, iria começar em breve a contratação de projetos de engenharia e de licenciamento ambiental para a construção da ponte no rio Xingu. No dia 23 de julho, o presidente voltou a mencionar o tema em uma live.

A ponte para ligar as cidades de Anapu e Altamira pela BR-230 também chegou a ser anunciada em 2014 pela então presidente Dilma Rousseff (PT). À época, foi divulgado um edital para a construção, mas o projeto não foi adiante. Atualmente são usadas balsas no escoamento da produção da região.

Segundo o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), o anteprojeto da ponte já foi concluído, mas a finalização do projeto e o início efetivo da obra só devem ocorrer em 2021.

A peça de desinformação também foi checada pela Agência Lupa e pelo Fato ou Fake.

Referências:

1. Ministério da Infraestrutura (Fontes 1, 2 e 3)
2. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes
3. Facebook Jair Bolsonaro
4. Engineering and architecture
5. Hoy
6. E-ache
7. Agência Lupa
8. G1


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.