🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo mostra incêndio em shopping no Maranhão, não atentado em São Paulo

Por Luiz Fernando Menezes

12 de abril de 2023, 16h28

Não é verdade que um vídeo mostra um ataque recente a um shopping em São Paulo realizado por “cinco homens mascarados”. As imagens que têm viralizado nas redes foram registradas durante um incêndio ocorrido no shopping Rio Anil, em São Luís, no início de março deste ano. Não há indícios de que o fogo tenha sido causado por criminosos.

Publicações com a alegação enganosa acumulavam mais de 200 mil visualizações no TikTok e ao menos 1.000 compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (12).


Selo falso

Cinco mascarados atacam pessoas num shopping em São Paulo hoje.

Post no TikTok usa vídeo de incêndio em São Luís para afirmar que houve ataque a um shopping em São Paulo

Um vídeo que mostra pessoas correndo e gritando em um shopping tem circulado nas redes como se registrasse um ataque ocorrido em São Paulo, o que é falso. As imagens, na verdade, mostram a confusão causada por um incêndio ocorrido no cinema do shopping Rio Anil, em São Luís, no dia 7 de março deste ano.

De acordo com o Corpo de Bombeiros do Maranhão, a hipótese mais provável é de que o fogo tenha sido provocado por uma manutenção no teto do shopping. O incêndio começou em um dos projetores das salas de cinema e se alastrou. Duas pessoas morreram e 21 ficaram feridas.

Na esteira dos ataques a escolas que ocorreram na última semana, têm viralizado diversas publicações com supostas ameaças e falsos atentados. O Aos Fatos preparou um guia sobre o que fazer ao se deparar com esse tipo de conteúdo nas redes.

Leia mais
Explicamos O que fazer ao se deparar nas redes com uma ameaça de atentado a escola

Essa peça de desinformação também foi desmentida pelo Boatos.org.

Referências:

1. G1 (1, 2 e 3)
2. Aos Fatos (1 e 2)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.