É falso que houve atentado contra crianças em Gaspar

Compartilhe

Não é verdade que tenha ocorrido um atentado contra crianças do município catarinense de Gaspar, como afirmam publicações nas redes. A prefeitura da cidade e a Polícia Militar de Santa Catarina descartaram que ocorreram outros ataques em escolas da região, após a chacina na creche Cantinho do Bom Pastor, na quarta-feira (5). O vídeo difundido pelas peças de desinformação mostra a ação de PMs em uma escola de ensino médio de Blumenau, após professores encontrarem um adolescente não matriculado na instituição.

Publicações com a alegação enganosa acumulavam mais de 560 mil visualizações no Twitter e centenas de compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (6).


Selo falso

Infelizmente se confirmando outro atentado contra crianças na cidade de #Gaspar ao lado de #Blumenau.

Posts difundem vídeo gravado em frente a uma escola em Blumenau como se fosse registro de atentado contra crianças em Gaspar, o que não ocorreu

Posts nas redes mentem ao difundir um vídeo que mostra a ação de PMs em uma escola de ensino médio de Blumenau, como se fosse de um atentado contra crianças em Gaspar (SC), o que não ocorreu. Em notas, a prefeitura do município e a PM descartaram outros ataques em escolas da região, além da chacina em Blumenau (SC), na quarta-feira (5), em que um homem invadiu uma creche e matou quatro crianças.

“A Polícia Militar de Blumenau informa que os boatos de novos ataques em escolas em Blumenau e Região são inverídicos. Trata-se de um fato isolado que já está sob investigação e o autor está detido”, diz um trecho da nota do 7º CRPM (Comando Regional de Polícia Militar). Já a Prefeitura de Gaspar afirmou que não houve incidentes em unidades de ensino da cidade.

O Aos Fatos identificou que o registro difundido pelas peças checadas foi gravado na Escola de Ensino Médio Elza Henriqueta Pacheco, em Blumenau, não em Gaspar, conforme comparativo feito a partir de imagens do Google Maps (veja abaixo):

Comparativo entre frames do vídeo (abaixo) e imagens do Google Mapas (acima) mostra elementos idênticos, o que prova que o registro foi feito em frente a uma escola de Blumenau
Comparativo. Frames do vídeo (abaixo) e imagens do Google Maps (acima) revelam elementos idênticos, o que prova que o registro foi em frente a uma escola de Blumenau

Segundo informações obtidas por Evandro de Assis, jornalista e colunista do site local NSC Total, o vídeo retrata o momento em que policiais militares chegam na escola, também na manhã de quarta-feira, após professores notarem a presença de um adolescente de 17 anos não matriculado na instituição.

Ao ser abordado por volta das 9h, o jovem teria alegado que entrou na escola por “brincadeira” para “assistir às aulas num local diferente” de onde estuda. O adolescente aparentava não saber da tragédia na creche, localizada a cerca três quilômetros da escola, e não portava armas.

O Aos Fatos entrou em contato com as secretarias de Educação e Segurança Pública de Santa Catarina, mas não houve retorno. Por telefone, o 10° BPM (Batalhão de Polícia Militar) de Blumenau informou que agentes públicos passam por treinamento na tarde desta quinta-feira.

Compartilhe

Leia também

falsoBolsonaro não disse ‘a Papuda lhe espera’ após prisão de Lula em 2018

Bolsonaro não disse ‘a Papuda lhe espera’ após prisão de Lula em 2018

falsoVídeo de ato organizado por caminhoneiros em apoio a Bolsonaro é de 2022, não atual

Vídeo de ato organizado por caminhoneiros em apoio a Bolsonaro é de 2022, não atual

falsoRodrigo Pacheco não ameaçou ministros do Supremo após Lula indicar Messias ao STF

Rodrigo Pacheco não ameaçou ministros do Supremo após Lula indicar Messias ao STF

fátima
Fátima