Não foi gravado na Rússia, mas no Bahrein, um vídeo em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) é recebido em um evento com a saudação “bem-vindo à sua segunda casa”, como alegam postagens (veja aqui). As imagens são de 16 de novembro de 2021 e foram publicadas na época pelo mandatário nas redes sociais.
Publicações com a falsa atribuição do vídeo acumulavam ao menos 6.000 compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (17).
Rússia diz a Bolsonaro: bem-vindo à sua segunda casa.
O vídeo em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) é recebido em um evento por uma mulher que diz ao microfone “bem-vindo à sua segunda casa” não foi gravado durante a recente viagem dele à Rússia, mas no Bahrein em novembro de 2021.
A recepção aconteceu durante um evento em Manama, capital do Bahrein, no mesmo dia da abertura da embaixada do Brasil naquele país.
O vídeo usado nas peças de desinformação foi publicado no perfil oficial de Bolsonaro no Facebook no dia 16 de novembro de 2021. A legenda diz que a gravação foi feita durante uma sessão especial no Centro Global Rei Hamad para a Coexistência Pacífica, onde foi assinado um memorando de liberdade religiosa.
A homenagem ouvida na gravação foi feita pela vice-presidente da instituição, Betsy Mathieson, no início do evento, logo após a apresentação dos hinos nacionais brasileiro e bahreinita.
Nesta quinta-feira (17), Aos Fatos checou outra peça de desinformação que afirmava ter ocorrido na Rússia recentemente uma recepção a Bolsonaro na Itália, no ano passado.
Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.