🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Fevereiro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo de evento com Bolsonaro no Bahrein circula em posts como se fosse na Rússia

Por Luiz Fernando Menezes

17 de fevereiro de 2022, 17h57

Não foi gravado na Rússia, mas no Bahrein, um vídeo em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) é recebido em um evento com a saudação “bem-vindo à sua segunda casa”, como alegam postagens (veja aqui). As imagens são de 16 de novembro de 2021 e foram publicadas na época pelo mandatário nas redes sociais.

Publicações com a falsa atribuição do vídeo acumulavam ao menos 6.000 compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (17).


Selo falso

Rússia diz a Bolsonaro: bem-vindo à sua segunda casa.

Homenagem foi feita no Bahrein, não na Rússia

O vídeo em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) é recebido em um evento por uma mulher que diz ao microfone “bem-vindo à sua segunda casa” não foi gravado durante a recente viagem dele à Rússia, mas no Bahrein em novembro de 2021.

A recepção aconteceu durante um evento em Manama, capital do Bahrein, no mesmo dia da abertura da embaixada do Brasil naquele país.

O vídeo usado nas peças de desinformação foi publicado no perfil oficial de Bolsonaro no Facebook no dia 16 de novembro de 2021. A legenda diz que a gravação foi feita durante uma sessão especial no Centro Global Rei Hamad para a Coexistência Pacífica, onde foi assinado um memorando de liberdade religiosa.

A homenagem ouvida na gravação foi feita pela vice-presidente da instituição, Betsy Mathieson, no início do evento, logo após a apresentação dos hinos nacionais brasileiro e bahreinita.

Nesta quinta-feira (17), Aos Fatos checou outra peça de desinformação que afirmava ter ocorrido na Rússia recentemente uma recepção a Bolsonaro na Itália, no ano passado.

Referências:

1. BNA (Fontes 1 e 2)
2. Facebook Jair Bolsonaro
3. TV Brasil


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.