🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Fevereiro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo que mostra recepção a Bolsonaro foi gravado na Itália, não na Rússia

Por Luiz Fernando Menezes

17 de fevereiro de 2022, 15h21

É falso que um vídeo compartilhado nas redes sociais (veja aqui) mostra a recepção que o presidente Jair Bolsonaro (PL) teve ao chegar à Rússia nesta semana. As imagens foram gravadas durante a visita presidencial a Anguillara Veneta, na Itália, em novembro de 2021. Na ocasião, ele recebeu título de cidadão honorário.

As publicações com o conteúdo enganoso somavam ao menos 81 mil compartilhamentos nesta quinta-feira (17) no Facebook e também circulam no WhatsApp (Fale com a Fátima).


Selo falso

DATAFOLHA VEM AQUI VER NA RÚSSIA

Visita de Bolsonaro à Itália circula como se fosse na Rússia

Não foi gravado durante a recente visita presidencial à Rússia o vídeo que mostra Jair Bolsonaro recebido e ovacionado por dezenas de pessoas com bandeiras do Brasil, como alegam postagens que circulam nas redes sociais. As imagens, na verdade, foram registradas em Anguillara Veneta, na Itália, em novembro de 2021, quando Bolsonaro recebeu da prefeitura local o título de cidadão honorário.

Embora Aos Fatos não tenha identificado a origem do vídeo compartilhado com a legenda falsa, é possível verificar semelhanças em gravações feitas pela imprensa e pela equipe presidencial, que mostram o mesmo momento de ângulos diferentes.

No vídeo que circula nas redes, por exemplo, Bolsonaro cumprimenta uma mulher loira e uma criança. Esse momento aparece em 0:04 do registro publicado pela plataforma de vídeos Local Team.

Bolsonaro cumprimenta mulher e criança na Itália
Comparação. Cumprimento de Bolsonaro no vídeo descontextualizado (E) e no da imprensa italiana (D).

Bolsonaro foi à Itália no fim de outubro de 2021 para participar da reunião do G20, grupo que reúne chefes de estado das 20 maiores economias do mundo. No dia 1º de novembro, o presidente viajou a Anguillara Veneta para receber o título de cidadão honorário da cidade, onde nasceu seu bisavô Vittorio Bolzonaro. A visita foi marcada por manifestações favoráveis e contrárias ao presidente, segundo a imprensa.

Não há registros de manifestações populares relacionadas à visita de Bolsonaro na Rússia, onde o presidente chegou na última terça-feira (15). Os perfis oficiais do mandatário nas redes sociais mostram sua chegada a Moscou e eventos dos quais participou, e em nenhum desses registros aparecem atos de apoiadores.

Referências:

1. EBC
2. Oriundi.net
3. Terra
4. Planalto
5. Facebook (Jair Messias Bolsonaro 1, 2 e 3)
6. EFE
7. Local Team


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.