🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Agosto de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo em que Mourão pede apoio a Bolsonaro é de 2018, não atual

Por Marco Faustino

16 de agosto de 2021, 16h38

Não é atual, mas de 2018, um vídeo em que o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) pede que eleitores apoiem o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) até 7 de outubro, data do primeiro turno das eleições daquele ano. Postagens nas redes (veja aqui) enganam ao tratar a gravação como atual e ao alegarem que o general da reserva estaria convocando o público para os atos bolsonaristas marcados para o Sete de Setembro.

Os pedidos de checagem deste conteúdo foram enviados por leitores ao Aos Fatos pelo WhatsApp (Fale com a Fátima). Devido à natureza da plataforma, não é possível estimar o alcance do conteúdo. No Facebook, as postagens reuniam centenas de compartilhamentos nesta segunda-feira (16) e receberam selo FALSO na ferramenta de verificação da plataforma (saiba como funciona).


O General [Mourão] convoca a todos, 07/09/2021. Parar tudo. Independência ou Morte

Um vídeo de setembro de 2018 em que o então candidato a vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) pede aos eleitores apoio a Jair Bolsonaro até 7 de outubro, data do primeiro turno das eleições, circula agora como se fosse uma convocatória recente do general para as manifestações bolsonaristas previstas para o Sete de Setembro.

Aos Fatos localizou o vídeo em seu contexto original (confira aqui e aqui) e não identificou qualquer registro em que o general convoque público para os atos. Em pesquisa nos perfis verificados de Mourão nas redes sociais (confira aqui, aqui e aqui) e em mecanismos de busca, não foi identificado posicionamento em apoio a uma manifestação no Sete de Setembro. A assessoria do vice também desmentiu a alegação nesta segunda-feira (16).

Esta peça de desinformação também foi verificada pelo Boatos.org.

Referências:

1. Facebook (Fontes 1, 2 e 3)
2. Instagram
3. Twitter


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.