🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Fevereiro de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo de tanques de guerra não foi gravado na fronteira com a Venezuela

Por Luiz Fernando Menezes

28 de fevereiro de 2019, 15h29

Um vídeo de 2016 que mostra a movimentação de tanques do Exército em Curitiba (PR) tem sido compartilhado em posts nas redes sociais como se fosse atual e gravado na fronteira do Brasil com a Venezuela.

A desinformação começou a circular no último fim de semana, durante a escalada de tensões na divisa de Roraima com o país vizinho, em razão do envio de caminhões com ajuda humanitária. O Exército afirmou ao Aos Fatos, porém, que nenhum dos seus tanques foi posicionado na fronteira.

Publicações com esta informação enganosa foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação do Facebook (entenda como funciona).


FALSO

URGENTE ISTO FOI AGORA POUCO!!! BRASIL POSICIONA TANQUES DE GUERRA NA FRONTEIRA COM A VENEZUELA!!!

Não é atual nem mostra a fronteira Brasil-Venezuela: o vídeo usado em publicações nas redes sociais é, na verdade, de 2016. No YouTube, ele foi publicado em 17 de abril daquele ano com o título “Na madrugada os tanques do Exército se posicionam em toda Curitiba”.

Uma análise das imagens mostra que o local filmado é bastante semelhante com o Parque Barigui, em Curitiba, que, na mesma época, sediou a 4ª Expo Militar, uma exposição que reúne veículos e equipamentos das Forças Armadas.

A assessoria da Operação Acolhida, em Roraima, negou ao Aos Fatos a presença de qualquer tanque de guerra do Exército Brasileiro na fronteira com a Venezuela. A operação é uma força-tarefa logística humanitária do Exército para auxiliar imigrantes venezuelanos.

A Agência Lupa também publicou verificação sobre este conteúdo.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.