🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Agosto de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo de manobra militar não tem relação com visita de deputada dos EUA a Taiwan

Por Marco Faustino

5 de agosto de 2022, 17h58

Um vídeo que mostra caças e navios operando manobras militares não foi gravado em 2022 e não tem relação com a visita a Taiwan de Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Estados Unidos, como dizem postagens nas redes (veja aqui). As imagens são de um exercício militar norte-americano no mar das Filipinas, em 2020, segundo informou a Marinha do país.

Postagens que difundem o conteúdo enganoso somavam 80 mil visualizações no Telegram e centenas de compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (5).


Selo falso

Aviso: as tensões estão altas. Os EUA enviaram porta-aviões e caças para Taiwan. #Taiwan #navios de guerra dos EUA em manobra para garantir a chegada iminente de Nancy #Pelosi

Vídeo de exercício militar dos EUA em 2022 é difundido por posts como se fosse manobra militar para garantir a segurança da congressista Nancy Pelosi.

Um vídeo que mostra manobras de caças e navios militares não tem relação com a visita a Taiwan de Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Estados Unidos, em 2 de agosto de 2022. A filmagem foi feita em 25 de setembro de 2020, durante o exercício de treinamento de campo Valiant Shield, da Marinha dos Estados Unidos, nas Filipinas.

Por meio de busca reversa, o Aos Fatos localizou uma versão estendida do mesmo vídeo, publicada em abril de 2021. A legenda indicava se tratar de um exercício militar americano no mar das Filipinas. Ao comparar fotos e vídeos gravados de outros ângulos durante o exercício militar de 2020, é possível verificar que as imagens são daquele ano, o que também foi confirmado pela Marinha americana à AFP. O site especializado em aviação Aeroflap identificou que o vídeo foi gravado a bordo do navio USS Shiloh.

A aeronave que transportava Pelosi de Kuala Lumpur, capital da Malásia, para Taipé, capital de Taiwan, foi escoltada por caças taiwaneses, segundo a imprensa local. O avião usado foi um Boeing C-40 C, da Força Aérea norte-americana. Ela foi a primeira autoridade do primeiro escalão do governo dos EUA a visitar Taiwan em 25 anos, e o gesto foi interpretado pela China como um ato de provocação.

Esta peça de desinformação também circulou nos EUA e na Índia, onde também foi verificada pela AFP e India Today.

Referências:

1. G1
2. YouTube
3. Facebook
4. Marinha dos EUA
5. AFP
6. Aeroflap
7. Marine Vessel Traffic
8. CNN Brasil
9. Nexo Jornal
10. O Globo


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.