🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo de 2020 de ensaio militar com aeronaves russas é atribuído à guerra na Ucrânia

Por Marco Faustino

4 de março de 2022, 12h02

Um vídeo que mostra o sobrevoo sincronizado de aeronaves a prédios não retrata um ataque aéreo nem foi gravado em Kiev, capital da Ucrânia, como afirmam publicações nas redes sociais (veja aqui). As imagens são de um ensaio realizado em Moscou em maio de 2020 para um desfile militar que acontece todo ano na capital russa.

Postagens com o conteúdo enganoso acumulavam ao menos 2.700 compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (4).


Selo falso

Capital da Ucrânia…

Vídeo difundido por posts não mostra ataque aéreo contra a capital da Ucrânia

Não é recente nem foi gravado em Kiev um vídeo que circula nas redes sociais que mostra o sobrevoo de aeronaves a uma área urbana e o som de sirenes. Por meio de busca reversa, Aos Fatos localizou as mesmas imagens em um vídeo publicado no YouTube, no dia 4 de maio de 2020 (veja abaixo).

A legenda indica que a gravação foi feita em Tushino, bairro que fica ao norte de Moscou, e que as aeronaves estão em um ensaio para o desfile militar do Dia da Vitória, comemorado anualmente em 9 de maio. A data marca o triunfo das tropas soviéticas na Segunda Guerra Mundial. Em 2020, no entanto, a celebração acabou sendo adiada para 24 de junho por causa da pandemia de Covid-19.

No registro original do vídeo que circula nas redes não há sons de sirenes de ataque aéreo. Outras imagens do ensaio podem ser encontradas no YouTube com data de 4 de maio de 2020 (confira aqui e aqui). Veículos russos de imprensa também registraram o ensaio, como The Moscow Times, RT, NEWSru e RenTV.

Guerra. Em 24 de fevereiro, a Rússia iniciou um ataque militar de larga escala em território ucraniano. A cidade de Kiev voltou a ser bombardeada por tropas russas nesta quinta-feira (3), data que marcou uma rodada de negociações entre diplomatas pelo cessar-fogo. Outras checagens feitas por Aos Fatos sobre a guerra na Ucrânia podem ser acessadas aqui.

1. YouTube (1, 2, 3 e 4)
2. O Globo
3. Yahoo
4. The Moscow Times
5. NEWSru
6. RenTV
7. BBC
8. Terra
9. G1
10. Aos Fatos


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.