🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Veículo apedrejado conduzia jornalistas, não apoiadores de Lula

Por Bruna Leite

1 de setembro de 2022, 17h02

Um vídeo que circula nas redes sociais não mostra apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sendo apedrejados em cima de um trio elétrico, como alegam postagens (veja aqui). As imagens retratam a agressão com bolas de lama e pedras a jornalistas que cobriam o encerramento da 83ª edição da Festa do Mastro, em Capela (SE), em julho deste ano.

A publicação teve pelo menos 440 mil visualizações no Kwai e apareceu também no Instagram, onde alcançou centenas de compartilhamentos até esta quinta-feira (1º).


Selo falso

Em Sergipe trio elétrico de apoiadores de Lula é expulso a base de ovadas e pedradas


Print do Instagram com desinformação sobre trio elétrico em Sergipe

Não são apoiadores do ex-presidente e candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, as pessoas atacadas com pedras e lama em um vídeo compartilhado nas redes sociais, como afirmam postagens. As cenas mostram a agressão ao veículo que transportava jornalistas que faziam a cobertura do encerramento da 83ª edição da Festa do Mastro, em Capela (SE), no dia 3 de julho, como é possível conferir em reportagem do G1.

Além de jornalistas, o veículo atacado transportava profissionais da saúde e organizadores do evento, como informou o Sindijor-SE (Sindicato dos Jornalistas de Sergipe) em nota de repúdio publicada no dia seguinte. A Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) também publicou uma nota de repúdio contra a agressão aos jornalistas. O “mela-mela”, brincadeira que consiste em jogar lama nas pessoas, é uma tradição da festividade. Porém, uma pessoa foi indiciada por lesão corporal por ter arremessado, além de lama, pedras contra o carro de apoio.


Referências:

1. G1
2. Sindijor
3. Fenaj
4. F5 News



Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.