Teresa Cristina não errou letra do hino nacional no lançamento da pré-candidatura de Lula

Por Priscila Pacheco

12 de maio de 2022, 16h36

Não é verdade que a cantora Teresa Cristina errou a letra do hino nacional ao se apresentar no lançamento da pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como leva a crer um vídeo editado que circula nas redes (veja aqui). A montagem foi feita com a troca do áudio original da cerimônia pelo de uma paródia de 2012 da comediante Maria Zuleide da Silva, conhecida como Zuzu.

O vídeo enganoso reunia ao menos 23 mil compartilhamentos no Facebook e 7.656 interações no TikTok nesta quinta-feira (12).


Selo falso

PT lança chapa Lula/Alckmin. O marqueteiro: Precisamos demonstrar mais patriotismo! Vamos colocar uma companheira para cantar o Hino Nacional…

Postagem engana ao adicionar áudio de paródia a vídeo do lançamento da pré-candidatura do ex-presidente Lula

É uma montagem o vídeo que circula nas redes sociais em que a cantora Teresa Cristina parece interpretar errado a letra do hino nacional durante o lançamento da pré-candidatura do ex-presidente Lula (PT), no sábado (7). O áudio original foi substituído pelo de uma paródia de 2012 da comediante Maria Zuleide da Silva, conhecida como Zuzu.

Ao conferir no YouTube o registro da cerimônia em São Paulo também é possível notar, a partir de uma hora e meia da transmissão, que a cantora não errou ao interpretar o hino nacional.

Ao Aos Fatos, a Sun Produções, que agencia a comediante Zuzu, disse que o uso da paródia na montagem não foi autorizado nem solicitado.

Referências:

1. Agência Brasil
2. YouTube Piada Interna
3. YouTube PT


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.