Reportagem que mostra famílias recebendo doação de ossos é de 2021, não atual

Compartilhe

É falso que uma reportagem que mostra uma fila para o recebimento de doações de mantimentos e ossos de carne foi gravada em setembro deste ano e mostra famílias que perderam acesso a benefícios sociais durante o governo Lula (PT). O vídeo compartilhado pelas peças de desinformação foi gravado em outubro de 2021 em Cuiabá e mostra os efeitos da pandemia de Covid-19.

O vídeo fora de contexto acumulava mais de 150 mil visualizações no TikTok nesta terça-feira (26). O conteúdo também circula no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Famílias enfrentam filas para pegar ossinhos após perder o benefício [Bolsa-Família]. Setembro/2023

Reportagem da Record TV de 2021 sobre fila para doação de ossos circula acompanhada de legenda enganosa que afirma que vídeo foi gravado em setembro de 2023

Um trecho de uma reportagem do programa Câmera Record de outubro de 2021 sobre o agravamento da fome no Brasil durante a pandemia de Covid-19 tem sido compartilhado nas redes como se fosse recente e mostrasse pessoas que perderam acesso a benefícios sociais no governo Lula. Gravadas ainda durante o governo Bolsonaro (PL), as imagens mostram famílias fazendo fila nas ruas de Cuiabá para receber doações de cestas básicas e ossos de carne.



Realizada na capital mato-grossense há mais de uma década, a doação de ossos por proprietários de um açougue ganhou notoriedade após matéria do UOL de julho de 2021. Na época, as filas aumentaram em decorrência dos efeitos da pandemia, da inflação e do desemprego.

Leia mais
Nas Redes Posts usam vídeo antigo para mentir que governo Lula anunciou fim do Bolsa Família
Nas Redes Vídeo de 2021 sobre impacto da pandemia circula como se mostrasse beneficiários que perderam Bolsa Família neste ano

Reportagens recentes publicadas pela imprensa local mostram que as doações de ossos continuam ocorrendo semanalmente em Cuiabá. De acordo com o RD News, são doados por mês cerca de 3.600 quilos de ossos.

Bolsa Família. Desde que o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) passou a realizar, em março deste ano, uma série de ações de fiscalização para coibir fraudes no CadÚnico (Cadastro Único), usuários passaram a compartilhar peças de desinformação nas redes que anunciam cortes ou o fim do Bolsa Família.

Na última segunda (25), por exemplo, Aos Fatos desmentiu uma publicação enganosa que usava uma fala antiga do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) para alegar que o governo iria extinguir o benefício. Já outra publicação compartilhava uma filmagem feita durante a pandemia de Covid-19 como se mostrasse pessoas com dificuldades financeiras após o corte do auxílio.

Referências

  1. YouTube
  2. VG Notícias
  3. UOL (1 e 2)
  4. G1
  5. Aos Fatos (1 e 2)

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo é editado para fazer crer que família Bolsonaro apoia pré-candidatura de Pablo Marçal

Vídeo é editado para fazer crer que família Bolsonaro apoia pré-candidatura de Pablo Marçal

falsoPosts usam foto de outra pessoa para sugerir que autor de atentado contra Trump era trans

Posts usam foto de outra pessoa para sugerir que autor de atentado contra Trump era trans

Pré-candidato, Marçal oferece prêmio a seguidores e especialistas veem infração eleitoral

Pré-candidato, Marçal oferece prêmio a seguidores e especialistas veem infração eleitoral