Não é verdade que Benny Ben-Mubhar, chefe do Conselho Regional de Mevoot Hermon, em Israel, fingiu ter tomado a vacina contra Covid-19. As postagens que sugerem isso trazem apenas uma parte do vídeo da vacinação dele (veja aqui). Ao ser imunizado, Ben-Mubhar foi filmado e pediu que a população se vacinasse. Logo em seguida, uma das pessoas na sala comentou que o nome da unidade de saúde não foi citado. Ele, então, repete o discurso enquanto a enfermeira simula a imunização que havia acabado de fazer.
A parte do vídeo que mostra somente a simulação tem sido compartilhada no Facebook e no Twitter em diversos países. No Brasil, a desinformação conta com ao menos 31.000 compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (4) e foi marcada com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).
Cadê a agulha? Me engana que eu gosto 😂. Se nem eles têm coragem de tomar a vacina chinesa imagina eu 😂😂😂
Postagens que têm circulado nas redes sociais enganam ao usar um vídeo editado para insinuar que Benny Ben-Mubhar, chefe do Conselho Regional de Mevoot Hermon, no distrito norte de Israel, apenas fingiu ter tomado a vacina contra Covid-19.
Na verdade, o vídeo completo mostra que Ben-Mubhar é filmado enquanto recebe a vacina e incentiva que a população vá se imunizar contra a doença. Após a imunização, uma das pessoas presentes na sala comentou que ele havia se esquecido de citar o nome da unidade de saúde. O chefe do Conselho, então, repete o discurso enquanto a enfermeira o toca com a seringa sem agulha, apenas para registrar novamente a cena.
Ao analisar as imagens e o diálogo em hebraico a pedido do Aos Fatos, a Embaixada de Israel no Brasil disse que “ele [Benny Ben-Mubhar] já tinha sido vacinado. Tanto que a menina fala: 'mas você não falou o nome do hospital, vamos repetir'''.
Em uma página do Facebook, Ben-Mubhar também postou o vídeo na íntegra e confirmou que havia tomado a vacina.
Campanha em Israel. A vacinação contra Covid-19 em Israel teve início em 20 de dezembro e, até o dia 1º de janeiro de 2021, cerca de 10% da população já havia sido imunizada. O país lidera o ranking de doses aplicadas para cada 100 habitantes entre as nações que já começaram as campanhas. Segundo dados do Our World in Data, Israel havia administrado 14,14 doses a cada 100 pessoas até 3 de janeiro.
O primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, foi imunizado em 19 de dezembro, antes do calendário oficial, e tem feito campanha para incentivar a população a receber a vacina. De acordo com o Ministério da Saúde israelense, estão sendo vacinados nesta primeira fase profissionais da saúde e cidadãos a partir de 60 anos. A chamada fase B inclui pessoas com comorbidades, professores, assistentes sociais, presidiários e guardas. Segundo a Embaixada, o plano é vacinar toda a população até o dia 27 de março.
Algumas postagens que destacam parte do vídeo também enganam ao citar “vacina chinesa”, pois Israel iniciou a imunização usando a vacina da Pfizer-BioNTech, que são empresas dos Estados Unidos e da Alemanha. Outra vacina que deve ser liberada em breve em Israel é a produzida pela farmacêutica Moderna, também dos EUA.
Fora do Brasil, esta peça de desinformação foi checada pelo israelense Makor Rishon e pelo croata Faktograf.
De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.