Posts inventam leilão de smartphones pelos Correios para aplicar golpe

Compartilhe

Não é verdade que os Correios anunciaram recentemente um leilão de smartphones esquecidos em contêineres, como alegam publicações nas redes. As peças de desinformação que fazem essa alegação falsificam a identidade visual de sites de notícias e, para aplicar um golpe em usuários, tiram de contexto uma reportagem da TV Globo. Em nota, os Correios informaram que não há qualquer leilão similar em andamento.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam ao menos 3.500 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (18).


Selo falso

Correios abrem leilão de smartphones abandonados [em contêiner esquecido no início de 2023]

Posts difundem golpe que usam páginas falsas do G1 e dos Correios para alegar que a estatal está promovendo leilão de smartphones esquecidos em contêiner, o que é falso

Publicações nas redes têm compartilhado fora de contexto um trecho do Bom Dia SP, da TV Globo, de 19 de outubro do ano passado, para alegar que os Correios estariam leiloando smartphones esquecidos em contêineres. Em nota divulgada à imprensa, no entanto, a estatal afirmou que não há qualquer processo com essas características em andamento.

“As alienações são realizadas por meio de licitação, mediante publicação de edital, e em lotes, não por itens. Todas as informações oficiais são publicadas na página oficial dos Correios”, diz um trecho do comunicado da empresa.

A reportagem do Bom Dia SP usada pelas publicações enganosas noticia um leilão de diversos objetos que estavam no galpão dos Correios de São Paulo e não puderam ser entregues aos seus destinatários. Além de celulares e acessórios, constavam na lista roupas, utensílios domésticos, peças automotivas, bijuterias, livros e brinquedos. Como as ofertas são feitas por lotes, os interessados não poderiam adquirir apenas um item específico.

Caminho do golpe. Ao clicar no botão “saiba mais” que acompanha a reportagem tirada de contexto, o usuário é direcionado a sites como o infonoticias.club e o lotes-disponiveis.me, que simulam a identidade visual do portal de notícias G1. A suposta reportagem reproduzida por esses endereços tenta fazer crer que o veículo do grupo Globo teria noticiado o falso leilão, o que não ocorreu.

A reportagem enganosa disponibiliza um link para a suposta página oficial do leilão, também dentro dos mesmos domínios, que falsifica a identidade visual dos Correios.

Domínio usado para aplicar golpe simula identidade visual dos Correios
Falsificação. Peças de desinformação usam páginas que imitam identidade visual dos Correios e contadores falsos para atrair usuários (Reprodução)

Ao inspecionar o código-fonte da página, é possível perceber que o domínio falsifica os contadores de visitantes — que sempre mostram 15.487 pessoas —, de compradores — fixado em 647 — e o total de lances — que sempre mostra o número 947. Além disso, o número de referência do leilão (REF 547875) fornecido pela página não existe, como é possível verificar em consulta no site oficial dos Correios.

Imagem mostra página de pagamento usada pelo golpe, que oferece opções de compra por cartão de crédito e Pix. Domínio imita identidade visual dos Correios e não possui certificados que garantam segurança da compra
Golpe. Página de pagamento usada por golpostas não pertence aos Correios e não oferece recursos comprováveis de segurança para a compra (Reprodução).

Os golpistas oferecem lotes de dois, três, quatro e cinco smartphones de diferentes fabricantes, por valores que chegam a R$ 686,28. Alguns deles aparecem como esgotados. Ao clicar para realizar a compra, o usuário é encaminhado a uma página de pagamentos que não possui qualquer certificado de segurança.

Leia mais
Investigamos Facebook permite e lucra com golpes que somam dezenas de milhões de visualizações
Manuais Saiba como não cair em golpes nas redes sociais

São frequentes nas redes páginas que, com o intuito de enganar usuários, imitam a identidade visual de portais legítimos. Neste ano, Aos Fatos mostrou que golpistas criaram domínios que imitavam a identidade visual do Serasa para roubar pessoas que buscavam quitar dívidas com bancos e companhias varejistas. Também já foram desmentidos posts que prometiam selos de verificação em redes sociais ou que faziam falsas promessas de emprego.

Aos Fatos também elaborou um guia sobre como evitar cair em golpes nas redes sociais.

Referências

  1. Globoplay
  2. Correios (1 e 2)
  3. G1
  4. Aos Fatos (1, 2, 3 e 4)

Compartilhe

Leia também

falsoBoulos não pode ficar inelegível por ter votado com a família, afirmam TRE-SP e especialistas

Boulos não pode ficar inelegível por ter votado com a família, afirmam TRE-SP e especialistas

As principais desinformações ditas por Nunes e Boulos, que disputam o segundo turno em São Paulo

As principais desinformações ditas por Nunes e Boulos, que disputam o segundo turno em São Paulo

O que checamos sobre Paes, reeleito prefeito do Rio, na campanha deste ano

O que checamos sobre Paes, reeleito prefeito do Rio, na campanha deste ano