🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Dezembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Passaporte de Lula foi apreendido pela PF em 2018, não recentemente

Por Marco Faustino

12 de dezembro de 2022, 16h35

Uma reportagem antiga da Record é difundida nas redes sociais para alegar que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), teve o passaporte apreendido recentemente pela Polícia Federal, o que é falso. O vídeo original foi ao ar em 26 de janeiro de 2018, quando o petista entregou o documento à PF após decisão judicial que o proibiu de viajar para um evento na Etiópia. O passaporte de Lula foi devolvido uma semana depois, o processo está atualmente suspenso e o presidente está autorizado a viajar para o exterior, como fez recentemente.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 45 mil compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (12).


Selo falso

Eu sabia que Lula e Alckmin não seriam diplomados e estaria fugindo das 322 prisões decretadas pelo STFM

Posts difundem reportagem da TV Record para alegar que passaporte de Lula foi apreendido após as eleições de 2022, o que não aconteceu; reportagem é de 2018

Um vídeo circula fora de contexto nas redes sociais para alegar que Lula teve o passaporte apreendido recentemente pela PF. As imagens compõem um trecho de uma reportagem da Record exibida em 26 de janeiro de 2018, quando o petista entregou o documento após decisão judicial, que foi revogada no mês seguinte. O passaporte foi devolvido e não houve apreensão posterior do documento.

Lula participaria de um encontro da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) na Etiópia, mas o juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara da Justiça Federal em Brasília, determinou a apreensão do passaporte após pedido do MPF (Ministério Público Federal), sob a alegação de que o petista poderia fugir do país. A decisão foi tomada no âmbito de um processo da Operação Zelotes, na qual Lula havia sido denunciado por tráfico de influência e lavagem de dinheiro nas negociações de caças Gripen com a fabricante sueca Saab, durante o governo Dilma Rousseff (PT).

A apreensão do passaporte foi revogada em 2 de fevereiro de 2018, quando o juiz federal Bruno Apolinário argumentou que não havia como concluir que Lula pretendia fugir do país. Já a ação penal foi suspensa pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski em março de 2022, até o julgamento definitivo do mérito pelo tribunal, sem prazo para ocorrer.

As peças desinformativas ainda citam que Lula estaria fugindo de 322 prisões decretadas pelo STF, o que não procede, uma vez que Lula não tem pendências judiciais. O número, na verdade, se refere ao total de prisões preventivas e temporárias decretadas nas 643 fases deflagradas na Operação Lava Jato, em Curitiba, ao somar todos os envolvidos em supostos ilícitos.

Após ser eleito pela terceira vez presidente da República, em 30 de outubro de 2022, Lula fez uma viagem internacional para o Egito, no mês seguinte, onde participou da COP27, a Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas.

Recorrente. Em novembro de 2021, o Aos Fatos verificou ser falso que Lula estava proibido de deixar o Brasil. Na época, uma gravação antiga da deputada federal Bia Kicis (PL-DF), também de janeiro de 2018, vinha sendo compartilhada como recente.

Referências:

1. YouTube (1 e 2)
2. G1
3. Aeroin
4. Gazeta do Povo
5. Aos Fatos (1 e 2)
6. O Estado de S. Paulo

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.