🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É montagem vídeo que mostra xingamentos a Lula em jogo do Brasil no Maracanã

Por Marco Faustino

30 de março de 2022, 12h34

Não é verdadeiro o vídeo que mostra xingamentos ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vindos da torcida do Brasil no jogo contra o Chile no estádio do Maracanã em 24 de março (veja aqui). Apesar de as imagens serem da partida no Rio de Janeiro, o áudio é de março de 2016, quando torcedores gritaram ofensas ao petista na disputa entre Atlético Mineiro e Colo-Colo no estádio Independência, em Belo Horizonte (MG).

Publicações com a montagem acumulavam 4.000 compartilhamentos em publicações no Facebook nesta quarta-feira (30) e também circulam no TikTok.


Selo falso

Homenagem a LULA ontem (24/03/2022) no jogo do Brasil x Chile

Vídeo que mostra torcedores xingando Lula em partida entre Brasil e Chile é montagem

Postagens nas redes sociais compartilham como verdadeira uma montagem que usa imagens da torcida no jogo entre Brasil e Chile no Maracanã em 24 de março, e xingamentos ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrados em 2016.

O áudio é de torcedores do Atlético Mineiro, que gritaram ofensas ao petista durante uma partida contra o time chileno Colo-Colo pela Libertadores, em 16 de março de 2016, como Aos Fatos verificou em checagens anteriores. Esse vídeo foi gravado três dias após protestos pelo impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT).

Já as imagens usadas no post foram gravadas de fato durante a partida da seleção brasileira, embora Aos Fatos não tenha localizado o trecho original. Não há registros na imprensa de xingamentos direcionados a Lula tenham sido entoados no estádio.

Registros de imagens semelhantes difundidos nas redes sociais mostram cânticos de apoio ao Flamengo durante o jogo, que foram também reportados pela imprensa e por sites dedicados ao clube.

O vídeo difundido pelas peças checadas é atribuído a uma conta no TikTok, que também compartilhou outras montagens com o mesmo áudio da partida realizada em 2016, associado de maneira enganosa a outros jogos de futebol e festivais de música.

Referências:

1. Globo Esporte
2. YouTube
3. Aos Fatos
4. G1
5. Twitter
6. R7
7. Mundo Rubro Negro


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.