Lula não disse em vídeo que deu refinarias para a Bolívia; instalações foram vendidas em 2007

Compartilhe

Não é verdade que um vídeo que circula nas redes sociais prove que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu refinarias da Petrobras para a Bolívia (veja aqui). Na gravação, de 2015, o petista relata uma conversa com o ex-mandatário boliviano Evo Morales sobre a nacionalização de refinarias estrangeiras no país, processo em que instalações da estatal brasileira foram vendidas por US$ 112 milhões em 2007.

Postagens no Facebook com a falsa alegação reuniam mais de 110 mil compartilhamentos até a tarde desta terça-feira (13) e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da plataforma ‌(‌saiba‌ ‌como‌ ‌funciona‌).


Acredite se quiser. Lula confessa que deu refinaria da Petrobras para Bolívia.

Lula fala em mesa de evento, imagem é sobreposta de título enganoso: Lula confessa que deu refinaria da Petrobras para Bolívia

Não é verdade que o ex-presidente Lula tenha doado refinarias da Petrobras à Bolívia, como afirmam postagens que compartilham um vídeo de um discurso dele em outubro de 2015. Na fala, o petista relata uma conversa que teve com Evo Morales antes dele ser empossado presidente boliviano em que disse que respeitaria a decisão de nacionalizar instalações estrangeiras porque "o gás é de vocês, o petróleo é de vocês". As refinarias da Petrobras na Bolívia acabaram sendo vendidas por US$ 112 milhões em 2007.

O discurso do petista destacado nas peças de desinformação ocorreu durante o seminário “Bolívia: 10 anos de transformações políticas, étnicas e sociais”, organizado pelo Instituto Lula. Confira a transcrição do trecho na íntegra:

“Eu lembro da primeira conversa que você [Álvaro Linera] teve no meu gabinete com o Evo Morales, com o Marco Aurélio Garcia, quando você perguntou: ‘Ô, presidente Lula, como você se comportaria se nós nacionalizássemos a Petrobras?’. Isso antes deles serem governo. E eu disse ‘olha, o gás é de vocês, o petróleo é de vocês, portanto vocês fazem o que vocês quiserem’, sabe? E foi assim que nós nos comportamos. Respeitando o direito soberano que a Bolívia tinha sobre o seu solo, o seu subsolo, portanto, sobre o seu gás.”

O acordo para a venda das refinarias da Petrobras em 2007 encerrou uma crise entre o Brasil e a Bolívia após o recém-empossado governo Evo Morales ordenar, em 2006, a ocupação de instalação da petrolífera e de outras empresas estrangeiras, como Repsol , British Gas, British Petroleum, Total, a fim de nacionalizá-las.

Em nota enviada ao Aos Fatos, a assessoria de Lula também negou as alegações das postagens checadas e disse que o ex-presidente “renegociou os termos de um acordo com um país vizinho para que ele fosse benéfico aos dois países, sem a interrupção do fornecimento de gás para o Brasil”.

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo antigo de Lula circula como se fosse resposta atual a Trump

Vídeo antigo de Lula circula como se fosse resposta atual a Trump

falsoPosts mentem ao afirmar que TCU aprovou impeachment de Lula

Posts mentem ao afirmar que TCU aprovou impeachment de Lula

Rede social que permitir posts criminosos pode ser responsabilizada, diz Ministério da Justiça

Rede social que permitir posts criminosos pode ser responsabilizada, diz Ministério da Justiça