Lula não disse que ganhou as eleições porque os nordestinos são analfabetos

Por Bianca Bortolon

21 de novembro de 2023, 16h34

Não é verdade que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse em discurso que ganhou as eleições porque o povo nordestino é analfabeto. O vídeo que circula nas redes sociais foi editado para tirar de contexto um discurso feito pelo então candidato à Presidência em 6 de outubro de 2022, durante caminhada em São Bernardo do Campo (SP). No vídeo original, Lula acusa o adversário e então presidente, Jair Bolsonaro (PL), de ter dito que o petista só venceu as eleições porque os nordestinos são analfabetos.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam ao menos 194.000 curtidas e 13 mil compartilhamentos no Instagram e Facebook até a tarde desta terça-feira (21). O conteúdo circula também no Kwai, onde tem pelo menos 85 mil visualizações.


Selo falso

ihhh CONFESSOU! #ForaLula Réu confesso!!!

Publicação usa vídeo editado para fazer crer que Lula disse ter ganho as eleições apenas porque o povo nordestino é analfabeto

Um trecho editado de um discurso do presidente Lula (PT) circula fora de contexto nas redes e engana ao fazer crer que ele disse que só foi eleito “porque o povo nordestino é analfabeto”. Na fala completa, feita durante caminhada em São Bernardo do Campo no dia 6 de outubro de 2022, o petista se refere a uma declaração feita por Bolsonaro em uma live do dia anterior. Durante a transmissão, Bolsonaro havia lido uma reportagem da CNN Brasil intitulada “Lula venceu em 9 dos 10 estados com maior taxa de analfabetismo” e afirmou que os esses estados são “do nosso Nordeste”. O então candidato à reeleição também relacionou a região à “falta de cultura, desemprego, falta de esperança”.

Confira abaixo o trecho completo do discurso de Lula:

“Mas eu queria fazer uma pergunta: aqui tem nordestino? Levanta a mão. Aqui tem gente que tem parente no Nordeste? O Brasil é um país único. A grandeza do Brasil é que nós falamos a mesma língua em oito milhões e meio de quilômetros quadrados. Nós temos uma Constituição que vale para nós. E ontem, o meu adversário [Jair Bolsonaro] disse que eu só ganhei as eleições dele porque o povo nordestino é analfabeto.”

Esse não é o primeiro vídeo que edita ou tira de contexto falas do presidente sobre temas sociais. Em janeiro deste ano, Aos Fatos desmentiu vídeos que sugeriam que Lula havia dito que negros e pobres não têm que estudar. Outras peças desmentidas também faziam crer que o petista teria dito que o papel da população de baixa renda é esperar as políticas de ajuda do governo, e que pobres seriam descartáveis como papel higiênico ou “imbecis e ignorantes”.

Referências:
1. Estado de Minas
2. CNN Brasil
3. Youtube (PT - Partido dos Trabalhadores)
4. Aos Fatos (1, 2, 3, 4)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.