Lula não disse que ganhou as eleições porque os nordestinos são analfabetos

Compartilhe

Não é verdade que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse em discurso que ganhou as eleições porque o povo nordestino é analfabeto. O vídeo que circula nas redes sociais foi editado para tirar de contexto um discurso feito pelo então candidato à Presidência em 6 de outubro de 2022, durante caminhada em São Bernardo do Campo (SP). No vídeo original, Lula acusa o adversário e então presidente, Jair Bolsonaro (PL), de ter dito que o petista só venceu as eleições porque os nordestinos são analfabetos.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam ao menos 194.000 curtidas e 13 mil compartilhamentos no Instagram e Facebook até a tarde desta terça-feira (21). O conteúdo circula também no Kwai, onde tem pelo menos 85 mil visualizações.


Selo falso

ihhh CONFESSOU! #ForaLula Réu confesso!!!

Publicação usa vídeo editado para fazer crer que Lula disse ter ganho as eleições apenas porque o povo nordestino é analfabeto

Um trecho editado de um discurso do presidente Lula (PT) circula fora de contexto nas redes e engana ao fazer crer que ele disse que só foi eleito “porque o povo nordestino é analfabeto”. Na fala completa, feita durante caminhada em São Bernardo do Campo no dia 6 de outubro de 2022, o petista se refere a uma declaração feita por Bolsonaro em uma live do dia anterior. Durante a transmissão, Bolsonaro havia lido uma reportagem da CNN Brasil intitulada “Lula venceu em 9 dos 10 estados com maior taxa de analfabetismo” e afirmou que os esses estados são “do nosso Nordeste”. O então candidato à reeleição também relacionou a região à “falta de cultura, desemprego, falta de esperança”.

Confira abaixo o trecho completo do discurso de Lula:

“Mas eu queria fazer uma pergunta: aqui tem nordestino? Levanta a mão. Aqui tem gente que tem parente no Nordeste? O Brasil é um país único. A grandeza do Brasil é que nós falamos a mesma língua em oito milhões e meio de quilômetros quadrados. Nós temos uma Constituição que vale para nós. E ontem, o meu adversário [Jair Bolsonaro] disse que eu só ganhei as eleições dele porque o povo nordestino é analfabeto.”

Esse não é o primeiro vídeo que edita ou tira de contexto falas do presidente sobre temas sociais. Em janeiro deste ano, Aos Fatos desmentiu vídeos que sugeriam que Lula havia dito que negros e pobres não têm que estudar. Outras peças desmentidas também faziam crer que o petista teria dito que o papel da população de baixa renda é esperar as políticas de ajuda do governo, e que pobres seriam descartáveis como papel higiênico ou “imbecis e ignorantes”.

Referências

  1. Estado de Minas
  2. CNN Brasil
  3. Youtube
  4. Aos Fatos (1, 2, 3 e 4)

Compartilhe

Leia também

Ações clandestinas da ‘Abin paralela’ realçam violências reais

Ações clandestinas da ‘Abin paralela’ realçam violências reais

falsoIdosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

Idosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

falsoLula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores

Lula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores