Vídeo é editado para fazer crer que Lula disse que pobres não têm que estudar

Compartilhe

Não é verdade que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu em discurso que pobres e negros não têm que estudar, e sim trabalhar. O vídeo que circula nas redes sociais tira de contexto um discurso feito pelo então candidato à presidência em 24 de outubro do ano passado na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Na fala completa, Lula argumenta que a demora em construir as primeiras universidades no país seria resultado de uma “mentalidade escravista” da elite brasileira.

Publicações com o vídeo fora de contexto circulam principalmente no Facebook, plataforma em que acumulam ao menos 185 mil compartilhamentos até a tarde desta segunda-feira (16). O conteúdo também já foi visualizado milhares de vezes no Kwai.


Selo não é bem assim

Trecho de fala de Lula circula fora de contexto nas redes para sugerir que presidente defende que pobres e negros têm que trabalhar, e não estudar

O trecho de um discurso de outubro do ano passado em que o presidente Lula critica a demora na criação das primeiras universidades no Brasil tem circulado nas redes fora de contexto para sugerir que o petista defenderia que negros e pobres não têm que aprender, apenas trabalhar. Em sua fala completa, em evento na PUC-SP em 24 de outubro de 2022, Lula defende que todos devem ter acesso às mesmas oportunidades.

Confira abaixo o trecho completo do discurso:

"O que é uma vergonha é que a Argentina já tinha feito, sabe, em 1919 a Argentina já tinha quantas universidades? O Brasil foi ter a sua primeira em 1920. Em 1920 foi ter a primeira universidade nossa, numa demonstração de que a elite política do Brasil nunca teve interesse que o povo pobre chegasse à universidade.

E por quê? Porque prevalecia uma mentalidade escravista: ‘pobre não tem que aprender, pobre tem que trabalhar’, ‘negro não tem que aprender, negro tem que trabalhar’. E nós precisamos provar que pobre, negro e nordestino é gente. Todo mundo quer ter o direito de se desenvolver e quer ter oportunidade."

Essa não é a primeira vez que publicações tiram de contexto falas do presidente sobre temas sociais. Em dezembro do ano passado, por exemplo, o Aos Fatos desmentiu que Lula teria dito que “o papel dos pobres é esperar as políticas de ajuda do governo”. Também foram editados vídeos que faziam crer que o petista teria dito que a população de baixa renda é imbecil e ignorante, descartável como papel higiênico e que tem que comer carne de terceira e sofrer.

Referências

  1. YouTube
  2. Aos Fatos (1, 2, 3 e 4)

Compartilhe

Leia também

falsoPosts compartilham vídeo gravado nos EUA como se fosse registro de tornado no Paraná

Posts compartilham vídeo gravado nos EUA como se fosse registro de tornado no Paraná

falsoVídeo que mostra ônibus sendo levado por tornado no Paraná foi gerado por IA

Vídeo que mostra ônibus sendo levado por tornado no Paraná foi gerado por IA

falsoÉ falso que Amazônia não tem impacto sobre clima global

É falso que Amazônia não tem impacto sobre clima global

fátima
Fátima