🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Dezembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Editado, vídeo faz crer que Lula opinou que papel do pobre é esperar ajuda do governo

Por Marco Faustino

20 de dezembro de 2022, 17h21

Um vídeo com trecho de um discurso feito em março de 2021 pelo agora presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) circula editado nas redes sociais para fazer parecer que o petista opinou que “a inclusão social é para 35% da sociedade” e que o “o papel dos pobres é esperar as políticas de ajuda do governo”. No contexto original fica claro que Lula disse tais frases de forma alegórica e genérica ao criticar a falta de inclusão social em governos da América Latina.

O trecho editado e fora de contexto acumulava 41 mil compartilhamentos no Facebook e 30 mil visualizações no TikTok nesta terça-feira (20), e circula também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance da desinformação (fale com a Fátima).


Selo falso

Olha aí o pai dos pobres falando contra os pobres. Agora se ferraram. Cadê o Lula paz e amor????

Posts difundem trecho editado e fora de contexto de discurso de Lula para fazer crer que o petista tem a opinião de que o papel do pobre é esperar ajuda do governo, o que é falso

Um trecho editado de um discurso do presidente eleito Lula (PT), que circula fora de contexto nas redes, engana ao sugerir que ele defendeu que “inclusão social é para 35% da sociedade” e que papel do pobre é esperar ajuda do governo.

As imagens são de 10 de março de 2021, quando Lula fez, em São Bernardo do Campo (SP), seu primeiro discurso após o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin decidir pela anulação de suas condenações na Operação Lava Jato, medida acatada pelo plenário da corte um mês depois. Na íntegra do discurso, é possível ver que o político criticou a falta da promoção de uma ampla inclusão social em governos da América Latina.

Confira abaixo a transcrição completa:

Contra o Lula não precisava provar que o documento tinha seriedade. Era preciso destruir. Afinal de contas, um torneiro mecânico, sem dedo, já tinha feito demais nesse país. Era preciso evitar que esse cidadão pensasse em voltar a governar o país. Porque a América Latina nunca trabalhou em 500 anos com política de inclusão social. A inclusão social é para 35% da sociedade. Quem pode ir a teatro é uma parte pequena da sociedade. Quem vai a cinema é uma parte pequena. Quem vai a restaurante é uma parte pequena. Quem vai aos parques bonitos, quem vai às vernissages nesse país, quem vai às exposições é só uma parte pequena. À maioria, fique no seu lugar. Afinal de contas, o papel do trabalhador é trabalhar. E o papel dos pobres é esperar as políticas de ajuda do governo quando ela vem.

A assessoria do presidente eleito afirmou, em nota enviada ao Aos Fatos, que o vídeo tira a declaração de contexto e que se trata de “fake news”.

Referências:

1. YouTube
2. G1
3. STF

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.