Audiência da Globo subiu após entrevista de Bolsonaro, segundo Kantar Ibope

Compartilhe

Posts que circulam nas redes (veja aqui) enganam ao dizer que a audiência da Globo era de 17% antes da entrevista ao Jornal Nacional do presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), passou para 82% durante a transmissão e caiu para 16% depois do programa. Embora o texto não especifique a qual dado se refere, a emissora informou que os percentuais de TVs ligadas na Globo em São Paulo foram de 36% na novela antes do telejornal para 48% durante o JN, e subiram para 52% quando começou “Pantanal”.

As postagens enganosas contam com ao menos 6.352 compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (23).


Selo falso

Postagem mostra dados de audiência falsos para criticar a TV Globo

Circula nas redes sociais um texto que afirma, sem especificar a quais dados se referem, que a audiência da Globo subiu de 17% para 82% durante a entrevista do presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), e que caiu para 16% após o fim da transmissão. Segundo nota enviada pela Globo, os percentuais de share — participação de TVs ligadas — em São Paulo foram diferentes e, na verdade, aumentaram após o telejornal.

A entrevista, transmitida entre 20h31 e 21h11, foi vista por 48% das televisões ligadas naquele momento em São Paulo, principal mercado de audiência e referência para essas medições, e não 82%. O programa exibido depois, a novela “Pantanal”, teve 52% de público, e não 16%. Também está errado o percentual da atração anterior à entrevista: a novela “Cara e Coragem” registrou 36% de participação, e não 17%.

Dados levantados pela Kantar Ibope Media e divulgados pela coluna Na Telinha, do UOL, mostram uma audiência um pouco maior do que o informado pela Globo, mas ainda distante do que é anunciado pela peça desinformativa. De acordo com a pesquisa, 50% das TVs ligadas naquele momento estavam sintonizadas na entrevista do presidente, número 43% maior em relação à média de audiência do telejornal em 2022. A coluna afirma que foram os melhores índices de visualização do programa desde 25 de março de 2020.


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Referências

  1. Aos Fatos
  2. UOL

Compartilhe

Leia também

falsoÉ falso que Amazônia não tem impacto sobre clima global

É falso que Amazônia não tem impacto sobre clima global

COP30 busca inserir combate à desinformação na agenda climática

COP30 busca inserir combate à desinformação na agenda climática

falsoImagem que mostra Lula e Janja brindando em iate durante COP30 foi gerada por IA

Imagem que mostra Lula e Janja brindando em iate durante COP30 foi gerada por IA

fátima
Fátima