Homem em foto com Bolsonaro não é ex-PM suspeito de assassinar Marielle

Compartilhe

Apontado em publicações nas redes sociais como Ronnie Lessa, ex-PM suspeito de assassinar a vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), o homem que aparece em uma foto de 2017 com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) é, na verdade, o sargento da PM de São Paulo Rogério Praxedes Marcolino.

A falsa atribuição tem sido compartilhada no WhatsApp e foi denunciada ao Aos Fatos por leitores no aplicativo de mensagens (veja como participar). Publicações semelhantes identificadas no Facebook foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


FALSO

Sabem quem é este de óculos de sol que aparentemente faz a segurança de Bolsonaro?? Se chama Ronnie Lessa, o mesmo que apertou o gatilho contra a Marielle.

A foto em questão é de abril de 2017 e foi tirada em evento de formatura da PM-SP (Polícia Militar de São Paulo). O homem que aparece à frente de Jair, Eduardo Bolsonaro, deputado federal pelo PSL de São Paulo, e do deputado estadual Coronel Telhada (PP-SP) não é um segurança, mas o sargento Rogério Praxedes Marcolino, representante da APMDFESP (Associação Policiais Militares Deficientes Físicos do Estado de São Paulo) na Zona Oeste de São Paulo.

Além disso, como é possível observar na comparação abaixo, o policial paulista (à esquerda) não se parece com Ronnie Lessa (à direita). À diferença do ex-PM, Marcolino tem nariz mais largo, lábios mais grossos e entradas no cabelo.

Algumas publicações que circulam nas redes sociais afirmam que o homem à esquerda na foto seria Lessa, o que também não é verdade: ele é Wladimir Menezes, secretário geral da APMDFESP. Abaixo, é possível ver outra foto de Menezes e Marcolino na mesma ocasião.

Procurada por Aos Fatos, a Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto disse, por e-mail, que “não vai comentar o assunto”.

A Divisão de Homicídios da Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu, na manhã desta terça-feira (12), o PM reformado Ronnie Lessa e o ex-PM Élcio Vieira de Queiroz, suspeitos de participarem do assassinato de Marielle Franco em março do ano passado. Lessa teria sido o autor dos 13 disparos que mataram Marielle e seu motorista, e Queiroz teria dirigido o carro utilizado no assassinato.


Esta checagem foi atualizada às 15h56 do dia 12 de março de 2019 para acresentar as informações referentes a Wladimir de Menezes, outro homem na foto que, nas redes sociais, foi comparado a Lessa.

Compartilhe

Leia também

falsoFoi criada por IA gravação que mostra passagem de tornado pelo Paraná

Foi criada por IA gravação que mostra passagem de tornado pelo Paraná

O que os dados dizem sobre as metas do Acordo de Paris para conter o aquecimento global

O que os dados dizem sobre as metas do Acordo de Paris para conter o aquecimento global

falsoPosts compartilham vídeo gravado nos EUA como se fosse registro de tornado no Paraná

Posts compartilham vídeo gravado nos EUA como se fosse registro de tornado no Paraná

fátima
Fátima