🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Homem ao lado de Lula em foto é ator absolvido da acusação de associação com tráfico em 2011

Por Marco Faustino

13 de outubro de 2022, 16h15

Diego Raymond, que aparece ao lado do candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, em uma foto que circula nas redes sociais, foi absolvido da acusação de associação ao tráfico em 2011 — portanto, não pode ser considerado “traficante”, como dizem postagens (veja aqui). Diego, então conhecido como “Mister M”, se entregou à polícia no dia da ocupação do Complexo do Alemão, em novembro de 2010, ficou preso por nove meses e foi absolvido em agosto de 2011. Atualmente, trabalha como modelo e ator e atuou em duas séries da plataforma de streaming Globoplay.

Publicações com a falsa informação acumulavam 1.100 compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (13).


Selo falso

Lula e o traficante Mister M do Complexo do Alemão

Foto mostra Lula ao lado do ator Diego Raymond, que foi absolvido em 2011 do crime de associação para o tráfico

O homem negro que aparece em uma foto ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante visita ao Complexo do Alemão na quarta-feira (12) é o modelo, jogador de futebol americano e ator Diego da Silva Santos, que utiliza o nome artístico de Diego Raymond. É falso que ele seja um “traficante”, como afirmam postagens, pois ele foi absolvido da acusação de associação ao tráfico em 2011 e, desde então, não tem condenações na Justiça.

Diego, que já teve o apelido de Mister M, se entregou em 2010 à polícia após a ocupação do Complexo do Alemão por forças de segurança. Ficou preso por nove meses e foi solto no ano seguinte ao ser absolvido da acusação. Diego começou a trabalhar no AfroReggae, uma organização não-governamental de promoção da inclusão social, onde seguiu carreira como cinegrafista e modelo fotográfico.

Em 2022, Diego atuou nas séries “O Jogo que Mudou a História” e “A Divisão”, ambas do Globoplay, plataforma de streaming da Globo. O ator também declarou voto a Lula no Instagram e repudiou publicações que o associam ao tráfico de drogas.

Na imagem que viralizou com a desinformação, o candidato do PT à Presidência usa um boné com a sigla CPX — abreviação de “complexo” que faz referência a conjuntos de favelas no Rio de Janeiro. As letras foram atribuídas por postagens desinformativas ao crime organizado, o que foi desmentido por Aos Fatos. O site oficial de Lula nega que o petista apoie traficantes e bandidos.

Referências:

1. O Globo (1 e 2)
2. Instagram (@diegomister21)
3. Folha de S.Paulo
4. Globo Esporte
5. BBC Brasil
6. Aos Fatos
7. Lula.com.br


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.