GloboNews não mostrou legenda que diz que clima nas Forças Armadas é de tesão

Compartilhe

Não é verdade que a GloboNews exibiu durante um de seus telejornais uma legenda onde se lia “clima dentro das Forças Armadas é de tesão”. A imagem que circula nas redes sociais é uma montagem (veja aqui). No vídeo original, veiculado em 4 de junho de 2021, a palavra que aparece escrita é “tensão”. A reportagem repercutiu, na ocasião, a decisão do Exército de não punir o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello pela participação em ato político com o presidente Jair Bolsonaro (PL).

As postagens enganosas contam com ao menos 1.300 compartilhamentos no Facebook e dezenas de interações no Twitter nesta terça-feira (12).


Selo falso

Imagem da GloboNews foi manipulada para trocar a palavra tensão por tesão

É uma montagem a foto que circula nas postagens checadas que reproduz uma tela da GloboNews com a legenda “clima dentro das Forças Armadas é de tesão”. Ao verificar a edição de 4 de junho de 2021 do telejornal Edição das 10 mostrada nos posts, Aos Fatos identificou que a palavra usada na realidade era “tensão”.

Outro indício de que a imagem foi manipulada é que as letras S Ã O aparecem maiores que os caracteres do restante da frase.

No trecho destacado pelos posts, o jornalista Valdo Cruz comentava que o Exército havia decidido não punir o general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, por participar de um ato político ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PL), em maio.

Quando Cruz começou a falar, era exibida a legenda “a imagem do Exército após livrar Pazuello de punição”. O jornalista, então, comentou que havia conversado com militares que estavam descontentes com a decisão de livrar Pazuello.

Às 9h22, a legenda mudou para “clima dentro das Forças Armadas é de tensão”, e assim permaneceu até o fim do comentário de Cruz.

Imagem original mostra que a palavra correta é tensão
Tensão. Legenda permaneceu no ar entre 09:22 e 09:28 da manhã sem alterar a palavra tensão para tesão

A imagem adulterada começou a ser compartilhada logo após a exibição do programa e foi desmentida no mesmo dia pelo Fato ou Fake, iniciativa de checagem do Grupo Globo, assim como pela própria emissora, no telejornal Edição das 18h.

As postagens desinformativas voltaram a circular após a revelação de que as Forças Armadas compraram 35.320 comprimidos de sildenafila, medicamento que costuma ser usado para tratar disfunção erétil. Apesar de Marinha e Aeronáutica alegarem que o remédio será usado para tratar hipertensão arterial pulmonar, os comprimidos licitados têm dosagens maiores que as recomendadas no tratamento desta doença.


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Referências

  1. G1 (1 e 2)
  2. Congresso em Foco
  3. GloboNews
  4. O Globo (1 e 2)

Compartilhe

Leia também

falsoSuperior Tribunal Militar não impediu Bolsonaro de cumprir pena na Papuda

Superior Tribunal Militar não impediu Bolsonaro de cumprir pena na Papuda

falsoÉ falso que estrangeiro que veio ao Brasil para COP30 foi internado com ebola em Belém

É falso que estrangeiro que veio ao Brasil para COP30 foi internado com ebola em Belém

falsoCena de tornado no Paraná foi gerada por IA

Cena de tornado no Paraná foi gerada por IA

fátima
Fátima