🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto de praia lotada e suja não foi registrada no último feriado nem no Brasil

Por Luiz Fernando Menezes

10 de setembro de 2020, 12h40

Uma fotografia de uma praia cheia de pessoas e lixo não foi tirada no Brasil durante o último feriado de 7 de Setembro como afirmam publicações enganosas que circulam nas redes sociais (veja aqui). A imagem, na verdade, é um registro da praia de Chipiona, na Espanha, após um festival de música em agosto de 2015.

A peça de desinformação com a foto descontextualizada tem sido difundida desde o início da semana e reunia, até a tarde desta quinta-feira (10), mais de 32 mil compartilhamentos no Facebook. Todas as postagens foram marcadas como FALSAS na ferramenta de monitoramento da rede social (entenda como funciona).


FALSO

Feriado 7 de setembro 2020. E dizem q a humanidade se sairá melhor depois da pandemia…

Uma foto que mostra uma praia cheia de banhistas e lixo jogado na areia vem sendo compartilhada nas redes sociais para criticar o comportamento dos brasileiros que aproveitaram o feriado de 7 de Setembro para visitar o litoral. A imagem, no entanto, não foi registrada recentemente nem mostra uma praia brasileira.

Na verdade, a foto é de agosto de 2015 e foi tirada na praia de Chipiona, na Espanha. Segundo o jornal El Correo, trata-se de um registro do local após o festival de música Alrumbo Festival, que reuniu cerca de 150 mil jovens na cidade.

Esta imagem que vem viralizando foi tirada de contexto, mas a lotação de praias no feriado brasileiro de fato ocorreu. Fotos e vídeos do litoral dos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e Rio Grande do Norte, por exemplo, mostram aglomerações de banhistas mesmo com as medidas de restrição de circulação em vigor por conta da pandemia do novo coronavírus, como mostram imagens reunidas pelo G1.

Referências:

1. EQUORota.es
2. El Correo
3. G1


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.