🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Maio de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que foto mostra Bolsonaro em campanha para vereador

Por Priscila Pacheco

11 de maio de 2022, 18h17

Uma foto de 2014 que mostra o presidente Jair Bolsonaro (PL), então deputado federal, em campanha por um novo mandato na Câmara circula nas redes como se tivesse sido tirada quando ele buscava uma vaga de vereador no Rio de Janeiro, em 1988 (veja aqui).

Posts com a foto fora de contexto reuniam ao menos mil compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (11).


Selo falso

Foto de Bolsonaro registrada em 2014 divulgada como se fosse de campanha para vereador

Não é verdade que a foto usada nas postagens checadas tenha sido registrada quando Jair Bolsonaro (PL) fazia campanha para uma vaga de vereador pelo Rio de Janeiro, em 1988. O registro foi feito em 2014, ano em que o atual presidente da República foi candidato a deputado federal pelo PP (Partido Progressista), e reeleito com 464.572 votos.

Na imagem, é possível ver uma placa com a foto de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o seu número de urna, 11120. Na época, o hoje senador e filho mais velho do presidente concorria ao cargo de deputado estadual, também no Rio de Janeiro e pelo mesmo partido do pai.

Embora Aos Fatos não tenha encontrado a origem da foto, ela foi postada pelo deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) em 2018, com menção para o ano correto. Na postagem do congressista, sem corte na imagem, é possível ver que no fundo também há um cartaz com o número de urna de Jair Bolsonaro em 2014, o 1120. Veja abaixo a comparação:

Comparação da postagem (esquerda) que cita campanha para vereador e imagem com o ano correto (direita)
2014. Imagem original mostra cartazes de campanha de Jair Bolsonaro e Flávio Bolsonaro para deputados federal e estadual

Jair Bolsonaro se candidatou a vereador em 1988 pelo PDC (Partido Democrata Cristão), legenda extinta em 1993, com o número 17681. Aos Fatos não localizou registros de peças publicitárias de rua da sua campanha para vereador. Ele não cumpriu os quatro anos de mandato porque foi eleito deputado federal em 1990.

Referências:

1. TSE (Fontes 1 e 2)
2. UOL
3. FGV (Fontes 1 e 2)
4. TRE-RJ


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.