🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Fazenda mostrada em vídeo pertence à Agropecuária Grendene, não ao filho de Lula

Por Luiz Fernando Menezes

8 de abril de 2022, 12h18

Um vídeo que circula nas redes sociais engana ao indicar que Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seria o dono da fazenda Ressaca, em Cáceres (MT) (veja aqui). A propriedade pertence à Agropecuária Grendene, uma das empresas ligadas à família calçadista do Rio Grande do Sul.

A gravação enganosa circulou primeiro nas redes em março de 2021, mas voltou a ser disseminada em abril deste ano. Esta peça desinformativa acumulava ao menos 72 mil compartilhamentos no Facebook na sexta-feira (8).


Selo falso

Homens mentem em vídeo ao dizer que fazenda no MT é de filho do Lula

No vídeo, dois homens não identificados por Aos Fatos apontam para uma propriedade e afirmam, de maneira enganosa, que o local seria uma fazenda que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comprou para seu primogênito, Fábio Luís da Silva, o Lulinha.

Aos Fatos pesquisou por propriedades com as características mostradas nas imagens e citadas pelos homens no vídeo, como proximidade do rio Paraguai e da cidade de Cáceres (MT), e identificou que a referência é à fazenda Ressaca, sede da Agropecuária Grendene.

De acordo com a Receita Federal, a empresa é administrada por Gelson Rostirolla, e seu quadro de sócios é formado por Pedro Grendene, Pedro Bartelle, Giovanna Velloso e Maria Cristina Camargo. A família é dona da Grendene S/A, empresa calçadista que foi fundada no Rio Grande do Sul e que hoje tem sede em Sobral (CE).

Contatado por Aos Fatos via telefone, o setor administrativo da Agropecuária Grendene negou que a propriedade seja do petista ou de sua família. A assessoria do ex-presidente afirmou que Lula e seus filhos não possuem fazenda.

No mês passado, Aos Fatos também desmentiu uma alegação de que Lulinha seria dono da Agro Santa Bárbara São Roberto, em Santana do Araguaia (PA).

Referências:

1. Google Maps
2. Receita Federal
3. Aos Fatos


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.