Não é de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho mais velho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a fazenda mostrada em vídeo que circula nas redes sociais (veja aqui). A propriedade no sul do Pará pertencia à AgroSB, ligada ao banco Opportunity, até dezembro de 2021, quando foi vendida. Ao Aos Fatos, a empresa negou que o comprador tenha sido o petista ou um de seus familiares. A assessoria de Lula também desmentiu a alegação.
As publicações enganosas contavam com ao menos 2.000 compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (24) e também circulam no TikTok, onde acumulava mais de 200 mil visualizações.
Fazenda do Lulinha no Pará, avaliada em mais de R$ 50 MILHÕES.
É falso que a fazenda São Roberto, no sul do Pará, seja de Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha e filho do ex-presidente Lula (PT), como alega o post checado. A propriedade pertencia à AgroSB até dezembro de 2021, quando foi vendida. Ao Aos Fatos, a empresa negou que o comprador ou sócio seja o petista e seus familiares. O nome do novo proprietário não foi informado porque o contrato de aquisição é confidencial.
O vídeo, que circula nas redes desde fevereiro, começa com imagens de caminhões estacionados nos dois lados de uma estrada de terra e, ao final, mostra uma construção com o nome Agro Santa Bárbara São Roberto (veja abaixo). O autor diz que a propriedade é de Lulinha. O nome da empresa e o galpão que aparece na imagem são idênticos às da fazenda em Santana do Araguaia (PA), que consta no site da AgroSB.
No Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), a AgroSB ainda consta como dona da propriedade. Segundo a Receita Federal, não há familiar de Lula no quadro de sócios da empresa (CNPJ 07.336.695/0001-26). Ela é controlada pelo fundo de investimentos do banco Opportunity, de Daniel Dantas, Veronica Dantas, e Dorio Ferman.
A assessoria de imprensa do ex-presidente afirmou ao Aos Fatos que “Lula e seus filhos foram investigados, tiveram todos os seus sigilos quebrados e não possuem nenhuma fazenda, nem no Pará nem em lugar nenhum”.
Essa não é a primeira vez que a propriedade de uma grande fazenda é atribuída ao filho de Lula. Em abril do ano passado, Aos Fatos desmentiu que ele seria dono da Fazenda Fortaleza, em Valparaíso (SP).
Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.