🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Fazenda no Pará mostrada em vídeo não pertence a filho de Lula

Por Luiz Fernando Menezes

24 de março de 2022, 16h30

Não é de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho mais velho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a fazenda mostrada em vídeo que circula nas redes sociais (veja aqui). A propriedade no sul do Pará pertencia à AgroSB, ligada ao banco Opportunity, até dezembro de 2021, quando foi vendida. Ao Aos Fatos, a empresa negou que o comprador tenha sido o petista ou um de seus familiares. A assessoria de Lula também desmentiu a alegação.

As publicações enganosas contavam com ao menos 2.000 compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (24) e também circulam no TikTok, onde acumulava mais de 200 mil visualizações.


Selo falso

Fazenda do Lulinha no Pará, avaliada em mais de R$ 50 MILHÕES.

Vídeo atribui falsamente propriedade de fazenda a filho de Lula

É falso que a fazenda São Roberto, no sul do Pará, seja de Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha e filho do ex-presidente Lula (PT), como alega o post checado. A propriedade pertencia à AgroSB até dezembro de 2021, quando foi vendida. Ao Aos Fatos, a empresa negou que o comprador ou sócio seja o petista e seus familiares. O nome do novo proprietário não foi informado porque o contrato de aquisição é confidencial.

O vídeo, que circula nas redes desde fevereiro, começa com imagens de caminhões estacionados nos dois lados de uma estrada de terra e, ao final, mostra uma construção com o nome Agro Santa Bárbara São Roberto (veja abaixo). O autor diz que a propriedade é de Lulinha. O nome da empresa e o galpão que aparece na imagem são idênticos às da fazenda em Santana do Araguaia (PA), que consta no site da AgroSB.

Trecho do vídeo mostra galpão da AgroSB
Propriedade. Vídeo mostra que a fazenda é uma das propriedades da AgroSB no Pará

No Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), a AgroSB ainda consta como dona da propriedade. Segundo a Receita Federal, não há familiar de Lula no quadro de sócios da empresa (CNPJ 07.336.695/0001-26). Ela é controlada pelo fundo de investimentos do banco Opportunity, de Daniel Dantas, Veronica Dantas, e Dorio Ferman.

A assessoria de imprensa do ex-presidente afirmou ao Aos Fatos que “Lula e seus filhos foram investigados, tiveram todos os seus sigilos quebrados e não possuem nenhuma fazenda, nem no Pará nem em lugar nenhum”.

Essa não é a primeira vez que a propriedade de uma grande fazenda é atribuída ao filho de Lula. Em abril do ano passado, Aos Fatos desmentiu que ele seria dono da Fazenda Fortaleza, em Valparaíso (SP).

Referências:

1. Google Maps
2. AgroSB
3. Receita Federal
4. Opportunity (1 e 2)
5. Aos Fatos


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.