Vídeo mostra gravação no Líbano, não encenação feita por palestinos para culpar Israel por violência

Por Luiz Fernando Menezes

10 de novembro de 2023, 15h26

Não é verdade que um vídeo que circula nas redes mostra palestinos encenando o resgate de uma criança ferida, com o objetivo de culpar Israel por atos violentos na Faixa de Gaza. As imagens compartilhadas pelas peças de desinformação são dos bastidores de gravação de um curta-metragem libanês que apoia a causa palestina.

O vídeo descontextualizado acumulava mais de 2.000 compartilhamentos no X (ex-Twitter) e milhares de visualizações no TikTok até o início da tarde desta sexta-feira (10).


Selo falso

É ASSIM QUE CRIAM A FARSA EM QUE FAZEM O MUNDO ACREDITAR.

Cenas de gravação de filme  circulam acompanhadas de legenda enganosa que indica que se trata de encenação feita para culpar Israel por violência

Cenas da gravação do curta-metragem libanês “The Reality”, dirigido por Mahmoud Ramzi, têm sido compartilhadas nas redes de forma descontextualizada para acusar palestinos de estarem forjando cenas de violência contra crianças em meio ao conflito entre Israel e Hamas. O vídeo original, publicado no dia 29 de outubro no perfil do Instagram de um dos atores da produção, mostra os bastidores do filme criado para apoiar a causa palestina na Faixa de Gaza.

O diretor Mahmoud Ramzi compartilhou em seu Instagram um vídeo que desmente as alegações: “a gravação [que vem circulando nas redes] mostra o sofrimento da população em Gaza, mas de uma maneira artística”, explica o post.

Essa não é a primeira vez que peças de desinformação sugerem que palestinos estariam simulando cenas de agressão para acusar Israel de cometer atos violentos. Aos Fatos já desmentiu, por exemplo, uma publicação que usava cena de filme para alegar que palestinos teriam encenado a agressão a um menino e outra que apontava que um registro real do conflito na Síria seria falso e teria sido produzido em Gaza.

Referências:

1. Instagram (@rami.jardali)
2. Instagram (@mahmoudramzi.official)
3. Aos Fatos (1 e 2)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.