🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Lula não anunciou criação do ‘Mais Enfermeiros’ ou negou piso salarial à categoria

Por Amanda Ribeiro

1 de março de 2023, 15h29

Não é verdade que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que não vai instituir o piso salarial aos enfermeiros e que profissionais descontentes poderão ser substituídos com a criação do programa “Mais Enfermeiros”. Além de já ter anunciado publicamente seu compromisso com o piso da categoria, Lula nunca fez qualquer menção a um suposto programa no molde do Mais Médicos voltado a profissionais da enfermagem. Em nota enviada ao Aos Fatos, a assessoria da Presidência classificou as alegações que circulam nas redes como mentirosas.

O vídeo desinformativo acumula ao menos 6.600 compartilhamentos no Facebook e 50 mil visualizações no Kwai até a tarde desta terça-feira (28).


Selo falso

Mulher desinforma em vídeo ao afirmar que Lula negou piso salarial à enfermagem e anunciou programa ‘Mais Enfermeiros’

Em vídeo que circula nas redes sociais, uma mulher mente ao afirmar que Lula anunciou que não vai instituir o piso salarial da enfermagem e que pode criar o programa “Mais Enfermeiros” para substituir profissionais descontentes com as atuais condições de trabalho. Além de nenhuma informação semelhante ter sido publicada por veículos de imprensa ou órgãos do governo, a assessoria do presidente classificou as alegações como enganosas.

Em discurso no dia 14 de fevereiro, Lula se comprometeu em instituir o piso, sancionado por Jair Bolsonaro em agosto do ano passado e suspenso pelo STF desde setembro. “Mas pode ficar certo que eu terei o maior prazer de convidar as enfermeiras e os enfermeiros no Brasil e dizer: ‘Tá resolvido o problema de vocês, o governo vai selar o piso da categoria’”, disse o petista em evento de relançamento do programa Minha Casa, Minha Vida, na cidade de Santo Amaro (BA).

Leia mais
BIPE Bolsonaristas mentem sobre piso salarial da enfermagem para atacar governo Lula
Nas Redes Protesto de enfermeiros gravado em setembro de 2022 volta a circular como se fosse contra Lula

Piso salarial da enfermagem. Apresentado pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES), o projeto que institui o piso salarial de R$ 4.750 aos enfermeiros foi aprovado pelo Congresso e sancionado por Bolsonaro em agosto de 2022. Um mês depois, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso suspendeu a medida e deu prazo de 60 dias para que instituições de saúde avaliassem os impactos financeiros dos pagamentos. A decisão foi referendada pelo plenário do tribunal.

Em dezembro, o Congresso aprovou uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que permite que sejam usados recursos do superávit de fundos públicos para custear o piso no setor público e em entidades com atendimento mínimo de 60% de pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). A proposta, no entanto, foi questionada no STF pela CNSaúde (Confederação Nacional de Saúde), entidade que representa empresas do setor, sob o argumento de que não atende instituições de saúde privadas, que alegam não terem recursos para se adequar ao pagamento do piso.

O governo anunciou em janeiro que está discutindo formas de arcar com a medida, em parceria com parlamentares e profissionais da categoria. O grupo trabalha para elaborar uma medida provisória que estabeleça as fontes de recursos que irão permitir o cumprimento da lei. O texto ainda não foi apresentado.

Bolsonaristas têm se aproveitado das discussões sobre o tema para atacar o governo Lula nas redes. Como o Aos Fatos já mostrou em reportagem, apoiadores do ex-presidente têm relacionado falsamente a suspensão da medida com a vitória do petista nas eleições.

Referências:

1. CNN Brasil
2. JOTA
3. Cofen
4. Aos Fatos

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.