🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo usa resultado das primárias argentinas para mentir que Javier Milei venceu eleições

Por Luiz Fernando Menezes

24 de outubro de 2023, 14h23

Não é verdade que o candidato de extrema-direita Javier Milei, da coalizão La Libertad Avanza, venceu as eleições argentinas no último domingo (22). As peças que fazem essa alegação enganosa compartilham uma reportagem de agosto deste ano que noticia o sucesso do político nas eleições primárias do país. No primeiro turno, ocorrido no último domingo (22), Milei foi ultrapassado pelo governista Sergio Massa, que ficou em primeiro lugar, com 36,68% dos votos. Os dois disputam o segundo turno em 19 de novembro.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam ao menos 3.000 compartilhamentos no Facebook e milhares de visualizações no Kwai até a tarde desta terça-feira (24).


Selo falso

Javier Milei presidente da Argentina. Parabéns povo argentino já temos para onde fugir.

Reportagem do Jornal Hoje compartilhada no Kwai junto de legenda: Javier Milei presidente da Argentina

Publicações nas redes têm compartilhado como se fosse recente uma reportagem veiculada em agosto deste ano pelo Jornal Hoje, da Globo, para alegar que o candidato de extrema-direita Javier Milei teria vencido o primeiro turno do pleito presidencial ocorrido no último domingo (22). O trecho do telejornal usado pelas peças de desinformação, no entanto, noticia o resultado das eleições primárias no país.

Antes das eleições propriamente ditas, a Argentina realiza a chamada Paso, votação prévia que define os candidatos dos partidos que poderão concorrer ao pleito presidencial. Só são considerados aptos a participar da disputa os políticos que obtêm no mínimo 1,5% dos votos.

Leia mais
Análise Milei promete na Argentina o que Bolsonaro não conseguiu fazer no Brasil

Na Paso realizada em 13 de agosto deste ano, Javier Milei conseguiu 30,04% dos votos. Em seguida, veio Sergio Massa, candidato governista do Unión por la Patria, com 21,22% dos votos, e Patricia Bullrich, do Juntos por el Cambio, com 17,01%.

O resultado, no entanto, não se repetiu no primeiro turno das eleições, ocorrido no último domingo (22). Com 98,51% das urnas apuradas até o momento, Massa conseguiu 36,68% dos votos, e Milei, 29,98%. Os dois, portanto, disputarão o segundo turno no dia 19 de novembro.

Resultado do primeiro turno argentino: Sergio Massa com 9,6 milhões de votos, Javier Milei com 7,8 milhões e Patricia Bullrich com 6,2 milhões
Primeiro turno. Mesmo tendo recebido maioria dos votos nas primárias, Milei foi o segundo candidato mais votado no primeiro turno das eleições (Reprodução/Dirección Nacional Electoral)

Esta não é a primeira vez que um candidato perde votos entre a Paso e o primeiro turno. Em 2015, o então candidato peronista, Daniel Scioli, conseguiu 37,7% dos votos, enquanto Maurício Macri obteve 30,8%. No pleito oficial, no entanto, Scioli teve 36,6% dos votos contra 34,5% de Macri, que acabou vencendo as eleições no segundo turno.

Referências:

1. G1 (1 e 2)
2. CNN Brasil (1 e 2)
3. Dirección Nacional Electoral
4. El País (1 e 2)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.