É falso que homem tentou matar Bolsonaro em evento no Rio Grande do Sul

Por Marco Faustino

7 de março de 2024, 15h12

É falso que um homem tenha tentado matar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante um evento na cidade de Não-Me-Toque (RS), na terça-feira (5), como difundido por publicações nas redes sociais. A Brigada Militar do Rio Grande do Sul negou que tenha havido qualquer ameaça contra Bolsonaro. O indivíduo que aparece nas imagens é um apoiador do ex-presidente, que comprou uma faca no evento, mas acabou sendo preso ao portá-la em local público.

Posts com o conteúdo enganoso acumulavam 15 mil curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (7). As peças de desinformação circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Vagabundo tentou matar o presidente Jair Bolsonaro [em evento no Rio Grande do Sul]

Homem que aparece em vídeo que circula nas redes sociais não tentou matar o ex-presidente Jair Bolsonaro durante evento no Rio Grande do Sul

Um homem que visitou a Expodireto, na cidade gaúcha de Não-Me-Toque, na terça-feira (5), e aparece em um vídeo que circula nas redes sendo detido pela Brigada Militar do Rio Grande do Sul, não tentou matar o ex-presidente Bolsonaro, presente ao evento. Em nota à imprensa, a corporação negou que o homem tenha atentado contra a vida de Bolsonaro. Familiares afirmaram que o indivíduo, identificado como Wesley Ferreira, é apoiador do ex-presidente e participou de mobilizações a favor do político.

Segundo a brigada, o homem chamou atenção de populares e dos policiais militares no evento por estar com o cabo de uma faca aparente no bolso. Ao ser abordado, ele disse que havia comprado o objeto em um dos estandes da feira, que permite a venda de facas, e apresentou a nota fiscal da compra.

“No momento da abordagem ele estava a mais de 50 metros de onde estava o ex-presidente. Foi lavrado um termo circunstanciado pelo fato de ele estar com uma arma branca em local de reunião pública. Logo após, a faca foi apreendida, e o homem, liberado”, afirmou comandante do CRPO (Comando Regional do Policiamento Ostensivo do Planalto), coronel Marco Antônio dos Santos Morais à GZH.

Em declaração ao Metrópoles, o irmão de Ferreira afirmou que ele tinha ido à feira com o intuito de ver o ex-presidente, para quem já tinha feito campanha política e de quem era apoiador.

Leia mais
Nas Redes É falso que advogado provou que PT ordenou morte de Bolsonaro
Nas Redes Adélio não confessou que PT, PSOL e MDB mandaram matar Bolsonaro

Referências:

1. GZH
2. Metrópoles

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.