É falso que advogado provou que PT ordenou morte de Bolsonaro

Compartilhe

Não é verdade que o advogado Frederick Wassef apresentou, em entrevista recente, provas que ligam o PT ao atentado a faca que vitimou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Juiz de Fora (MG), em 2018. O vídeo compartilhado pelas peças de desinformação é de novembro de 2021; nele, Wassef declarou, sem provas, que a esquerda brasileira teria encomendado a morte de Bolsonaro. Todas as investigações da PF (Polícia Federal), no entanto, concluíram que o agressor Adélio Bispo de Oliveira agiu sozinho.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 36 mil compartilhamentos no Facebook e 60 mil visualizações no Kwai na manhã desta segunda-feira (25), além de circularem também no Telegram e WhatsApp (fale com a Fátima).


Selo falso

Explodiu a bomba. Foi o PT que mandou matar Bolsonaro. O advogado já tem provas que condenam Lula

Entrevista antiga concedida por Frederick Wassef circula como se fosse recente; legenda afirma que advogado teria provas de que PT mandou matar Bolsonaro

Diferentemente do que alegam posts nas redes, o advogado Frederick Wassef não afirmou em entrevista recente ter provas que ligam o PT e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao atentado que vitimou Bolsonaro em Juiz de Fora (MG). O vídeo compartilhado pelas peças de desinformação foi gravado em 3 de novembro de 2021; nele, Wassef — advogado da família Bolsonaro — afirma, sem provas, que a “esquerda brasileira” teria encomendado a morte do então presidente. Não há menção ao PT ou a Lula.

As declarações de Wassef foram dadas após o TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) autorizar a quebra de sigilo contra os advogados de defesa de Adélio Bispo, autor da facada. A decisão permitiu que a PF reabrisse as apurações para esclarecer a origem de pagamentos recebidos pela defesa do agressor. Dois inquéritos já concluídos naquela época, no entanto, mostravam que Bispo teria agido sozinho e que o crime não teria sido encomendado.

Leia mais
Nas Redes Vídeo que traz suposta atualização sobre facada contra Bolsonaro é de 2020, não atual
Nas Redes Adélio não confessou que PT, PSOL e MDB mandaram matar Bolsonaro

Em maio de 2019, a 3ª Vara Federal de Juiz de Fora informou que o agressor foi diagnosticado com transtorno delirante persistente e que, por isso, era inimputável. Ele foi condenado a internação por tempo indeterminado e se encontra atualmente na Penitenciária Federal de Campo Grande.

Não há atualizações sobre o caso no site da PF, e a DPU (Defensoria Pública da União), responsável pela defesa de Bispo, disse ao na semana retrasada que desconhece qualquer nova movimentação. Também não foram encontradas declarações públicas recentes de Wassef sobre o crime.

A peça de desinformação também foi desmentida pelo UOL Confere.

Compartilhe

Leia também

falsoÉ falso que Congresso aprovou lei que proíbe casamento homoafetivo no Brasil

É falso que Congresso aprovou lei que proíbe casamento homoafetivo no Brasil

falsoLula teve uma hemorragia intracraniana, não um ‘derrame cerebral’

Lula teve uma hemorragia intracraniana, não um ‘derrame cerebral’

falsoVídeo usa dublagem falsa para inventar fala de Jay-Z sobre acusação de abuso sexual

Vídeo usa dublagem falsa para inventar fala de Jay-Z sobre acusação de abuso sexual