🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que escola de São Bernardo sofreu tentativa de atentado

Por Marco Faustino

12 de abril de 2023, 16h31

É falso que a Escola Estadual Yolanda Noronha do Nascimento, em São Bernardo do Campo (SP), sofreu uma tentativa de atentado na terça-feira (11), como alegam publicações nas redes. As secretarias estaduais de Educação e de Segurança Pública desmentiram a alegação. Na realidade, um aluno que tentava cabular aula durante o horário letivo foi avistado no estacionamento do colégio por vizinhos da instituição de ensino, que, temendo um ataque, decidiram acionar a polícia.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 9 mil curtidas no Instagram nesta quarta-feira (12), além de circularem também no Twitter.


Selo falso

Acaba de acontecer uma invasão em um colégio de São Bernardo do Campo [escola estadual Yolanda do Nascimento]

Posts enganam ao afirmar que escola estadual de São Bernardo do Campo (SP) sofreu tentativa de atentado na última quarta-feira (11)

Um vídeo que mostra agentes de segurança nos arredores da Escola Estadual Yolanda Noronha do Nascimento, em São Bernardo do Campo, tem sido difundido nas redes como se retratasse um atentado contra a instituição de ensino ocorrido na última quarta-feira (11), o que é falso.

Por telefone, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo esclareceu que a polícia foi acionada por vizinhos da instituição, que confundiram um aluno que estava no estacionamento do colégio com a cabeça coberta pelo capuz de um moletom, com um suposto agressor. O aluno, no entanto, estava apenas cabulando aula.

O Aos Fatos entrou em contato com a escola e com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, que confirmaram a versão da Secretaria de Educação. A informação falsa também foi desmentida pelo site de notícias local Viva ABC, que fez uma transmissão ao vivo em frente à escola para tranquilizar moradores e pais de alunos.

Na esteira dos ataques a instituições de ensino ocorridos em diversos estados, circulam nas redes desde a semana passada alegações falsas sobre novos ataques. O Aos Fatos preparou um guia sobre o que fazer ao se deparar com esse tipo de conteúdo nas redes.

Referências:

1. Facebook
2. Aos Fatos (Fontes 1 e 2)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.