É falso que Eliane Cantanhêde chamou de ‘gafe’ suposta agressão de filho de Lula

Por Marco Faustino

12 de abril de 2024, 16h39

Não há registros públicos de que a jornalista Eliane Cantanhêde tanha classificado como “gafe” a suposta agressão cometida por Luis Cláudio Lula da Silva, filho do presidente Lula (PT), contra a ex-namorada. As peças de desinformação que fazem essa alegação compartilham um print falso da GloboNews que associa uma imagem antiga de Cantanhêde a uma cena de agressão que não mostra o filho de Lula nem a ex-parceira.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook e centenas de curtidas no Instagram nesta sexta-feira (12).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

"GAFE". É o nome que os jornalistas da Globo [Eliane Cantanhêde] estão dando para as agressões praticadas pelo filho do Luladrão contra a ex esposa dele. Fico pensando no que a canhotada em geral estaria falando se ao invés do Lulinha, fosse um dos filhos do Bolsonaro agredindo a esposa.

A comentarista da GloboNews Eliane Cantanhêde nunca classificou como uma “gafe” a suposta agressão cometida por Luis Cláudio Lula da Silva contra a ex-namorada Natália Schincariol. O Aos Fatos não localizou nenhum comentário da jornalista sobre o caso na imprensa ou em suas redes sociais.

As peças de desinformação trazem como suposta prova da alegação um print do momento em que Cantanhêde teria dado a declaração na GloboNews. Trata-se, no entanto, de uma montagem:

  • A imagem da jornalista mostra um frame da programação da GloboNews não identificado pelo Aos Fatos, mas que circula nas redes ao menos desde 2019 — antes, portanto, da denúncia de agressão, ocorrida no início deste mês;
  • Já o gerador de caracteres (GC) — texto descritivo com os créditos da reportagem — em que a aparece a frase “4 mulheres vítimas de feminicídio por dia no Brasil” foi retirado de um vídeo publicado em 7 de março deste ano pela GloboNews no X (ex-Twitter). Nele, não há participação de Cantanhêde;
  • Por fim, não são Luis Cláudio Lula da Silva e Natália Schincariol as pessoas que aparecem na cena de agressão incluída na montagem. Embora o Aos Fatos não tenha localizado o contexto original da imagem, não há registro público na imprensa ou nas redes do suposto caso envolvendo o filho caçula do presidente e a ex-namorada.

A imagem de Cantanhêde que aparece nas peças de desinformação já foi usada em outros momentos para ilustrar casos em que a jornalista estava envolvida. O frame é exibido, por exemplo, em matéria do UOL de junho de 2022 que noticia um erro cometido pela comentarista, que elogiou o inglês de Jair Bolsonaro (PL) na Cúpula das Américas sem se atentar ao fato de que o ex-presidente usava um intérprete.

Aos Fatos tentou contato com Cantanhêde, mas não obteve retorno até a publicação desta checagem.

Denúncia. No início de abril, a médica Natália Schincariol registrou um boletim de ocorrência contra o empresário Luis Cláudio Lula da Silva por agressão física e psicológica. O filho de Lula nega as agressões e sua defesa classificou as acusações como “fantasiosas”.

A Justiça de São Paulo abriu um processo contra Luis Cláudio e determinou que ele mantenha distância mínima de 200 metros de Schincariol.

Leia mais
Nas Redes Não é filho de Lula o homem que aparece em vídeo agredindo mulher

Esta não é a primeira peça de desinformação sobre o caso desmentida pelo Aos Fatos. Nesta semana, publicações enganosas identificaram como Luis Cláudio um homem que aparece em vídeo agredindo uma mulher dentro de um quarto. As imagens mostram, na verdade, um agressor identificado pela Polícia Civil do Distrito Federal como Gabriel da Silva Teixeira, que fugiu após espancar a companheira em Samambaia (DF).

Referências:

1. CNN Brasil
2. Pragmatismo Político
3. UOL
4. X
5. O Globo
6. Rádio Itatiaia
7. Aos Fatos

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.