Não é filho de Lula o homem que aparece em vídeo agredindo mulher

Por Luiz Fernando Menezes

10 de abril de 2024, 13h13

É falso que Luís Cláudio Lula da Silva, filho do presidente Lula (PT), aparece em um vídeo agredindo uma mulher dentro de um quarto. As imagens que circulam nas redes em postagens enganosas mostram, na verdade, um agressor identificado pela Polícia Civil do Distrito Federal como Gabriel da Silva Teixeira, que fugiu após espancar a companheira em Samambaia (DF).

O vídeo com a alegação falsa acumulava centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (10). As peças de desinformação circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Lulinha paz e amor fazendo um Cafuné na sua esposa. Cadê a Lacração??? Caladinha né ???

Vídeo mostra homem agredindo mulher dentro de quarto de apartamento

Publicações mentem ao afirmar que um vídeo que tem viralizado nas redes mostraria Luís Cláudio Lula da Silva agredindo sua mulher. A gravação registra, na verdade, um caso ocorrido em 27 de fevereiro deste ano em Samambaia (DF), em que um homem identificado como Gabriel da Silva Teixeira espancou sua companheira e fugiu. Divulgada pela imprensa (veja aqui, aqui e aqui), a filmagem foi feita por uma câmera de segurança instalada no apartamento da vítima.

O caso é investigado pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher da Polícia Civil do Distrito Federal. Até o momento, não há informações sobre a prisão de Teixeira.

Imagens divulgadas pela própria polícia mostram que Gabriel e Luís Cláudio têm características físicas diferentes (veja comparação abaixo). Enquanto o primeiro possui o braço direito todo tatuado, por exemplo, o segundo tem apenas um desenho mais próximo do ombro. Além disso, o filho de Lula usa mais barba do que o homem foragido.

Foto de Gabriel Teixeira está colocada ao lado de selfie de Luís Cláudio Lula da Silva
Comparação. Teixeira (à esq.) tem mais cabelo e menos barba do que filho caçula de Lula (à dir.) (PCDF; Reprodução/Instagram)

As peças de desinformação ainda erram ao sugerir que Luís Cláudio seria conhecido como Lulinha. Esse apelido foi dado ao terceiro filho do presidente, Fábio Luís Lula da Silva.

É fato, no entanto, que Luís Cláudio foi denunciado recentemente por sua ex-namorada, Natália Schincariol, por agressão física e psicológica. Ela diz que o então companheiro teria dado uma cotovelada em sua barriga e a ofendido com xingamentos. A Justiça de São Paulo abriu um processo contra o filho do presidente e determinou que ele mantenha distância mínima de 200 metros de Schincariol.

O filho caçula de Lula nega as acusações. Em entrevista ao UOL, ele afirmou que jamais agrediu ou ofendeu a ex-namorada e que vai aguardar que a Justiça prove sua inocência.

Referências:

1. Metrópoles
2. g1
3. Correio Braziliense
4. Jornal de Brasília
5. UOL
6. CNN Brasil
7. Rádio Itatiaia

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.