A Fátima, avatar dos projetos de inteligência artificial e automatização de checagem do Aos Fatos, saiu vencedora no Digital Media Américas 2024, premiação da Associação Mundial de Editores de Notícias (WAN-IFRA) para os melhores trabalhos jornalísticos do continente americano. Lançada em novembro passado, a FátimaGPT foi premiada nas categorias de melhor uso de inteligência artificial na Redação e melhor iniciativa de fact-checking.
O anúncio ocorreu na noite de quinta (11), na Cidade do Panamá, onde a associação promove o encontro deste ano. A FátimaGPT incorpora tecnologia de LLM (sigla em inglês para Grande Modelo de Linguagem) para interpretar as perguntas dos usuários e dar respostas mais relevantes em linguagem natural. O desenvolvimento tem apoio da Fundação Heinrich Böll e do programa JournalismAI, da LSE (London School of Economics and Political Science).
Os dois novos troféus somam-se a outros já recebidos pela Fátima desde seu lançamento, em 2019:
- Em 2023, a estratégia para as eleições de 2022 do chatbot Fátima no Telegram venceu a categoria engajamento de audiência no Digital Media Américas;
- Em 2019, a primeira versão do projeto saiu vencedora do Prêmio Cláudio Weber de Jornalismo de Dados na categoria inovação.
Ao todo, o Aos Fatos já recebeu quatro prêmios no Digital Media Américas. Em 2020, o Radar Aos Fatos saiu vencedor na categoria de melhor projeto digital.
Em suas diferentes fases, a Fátima recebeu financiamentos e apoios de:
- Projeto ReVer (Rede da Verdade);
- Instituto Votorantim;
- Meta;
- Fundação Heinrich Böll;
- e JournalismAI, iniciativa vinculada à London School of Economics and Political Science.