🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Ajude a testar a FátimaGPT, nova versão da robô checadora do Aos Fatos

6 de novembro de 2023, 10h49

O Aos Fatos lança nesta segunda-feira (6) a versão beta da FátimaGPT, nova versão da premiada robô checadora que usa inteligência artificial generativa para ajudar usuários a checar conteúdos duvidosos. A ferramenta está disponível no WhatsApp, no Telegram e no site do Aos Fatos.

A iniciativa é a quarta evolução da Fátima, chatbot do Aos Fatos lançado em 2019 no Twitter e vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados. A nova versão, ainda em fase de testes, incorpora a tecnologia de LLM (sigla em inglês para Grande Modelo de Linguagem) para interpretar as perguntas dos usuários e dar respostas mais relevantes em linguagem natural.

A FátimaGPT usa um banco de dados com todas as reportagens e checagens já publicadas pelo Aos Fatos conectado ao GPT-4, modelo de inteligência artificial da OpenAI. Assim, as respostas são formuladas usando apenas o conteúdo produzido pelo Aos Fatos.

Essa estratégia minimiza a ocorrência de respostas erradas ("alucinações", no jargão da indústria de inteligência artificial) e permite atualizar as informações diariamente. Em modelos convencionais, essa atualização é demorada — a versão básica do ChatGPT, por exemplo, usa informações coletadas apenas até 2021.

“A FátimaGPT é uma evolução natural do trabalho do Aos Fatos com chatbots. Com um modelo que incorpora LLM unido à qualidade do jornalismo praticado pela nossa equipe, Fátima conseguirá responder com mais nuance e contexto assuntos complexos. Informações que estariam muitas vezes escondidas em nossa imensa base de dados serão sistematizadas para o usuário com mais facilidade e didatismo. É uma nova fase para o combate à desinformação”, diz Tai Nalon, diretora executiva do Aos Fatos.

O lançamento da FátimaGPT tem o apoio da fundação Heinrich Böll. A ferramenta vem sendo desenvolvida desde que o Aos Fatos foi selecionado para participar do programa JournalismAI, da LSE (London School of Economics and Socias Sciences). Na iniciativa, a redação colabora com os sites Newtral, da Espanha, e Núcleo Jornalismo, do Brasil, para pesquisar soluções de inteligência artificial para chatbots jornalísticos.

Nesta nova fase, o objetivo é coletar impressões dos leitores sobre a precisão e segurança do chatbot. Por se tratar de uma versão de testes, é possível que o chatbot produza respostas imprecisas ou que fique momentaneamente indisponível.

Veja abaixo como testar a FátimaGPT:

Na web

Acesse fatimagpt.aosfatos.org e faça perguntas para a robô. Se vir algum problema, clique no botão Reportar Erro.

WhatsApp

Envie "Quero testar a FátimaGPT" para a Fátima no WhatsApp

Telegram

Envie "Quero testar a FátimaGPT" para a Fátima no Telegram

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.