Foto não mostra menina cristã sendo leiloada pelo Estado Islâmico

Compartilhe

Não é verdade que uma foto mostra uma menina cristã chorando ao ser leiloada pelo grupo terrorista Estado Islâmico, como afirmam publicações nas redes. A imagem registra, na verdade, o momento em que uma criança chora ao perder uma competição religiosa infantil na Síria em 2013.

A peça de desinformação, que circulou inicialmente em 2015, voltou a ser compartilhada nas redes na última semana. Ela acumula centenas de compartilhamentos no Facebook e milhares de visualizações no TikTok e no Kwai.

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Não estão procurando seus pais. Estão leiloando pela melhor oferta. O Estado Islâmico permite isso. Peço que compartilhe. O mundo precisa saber disso.

Menina chora enquanto é abraçada por homem com microfone; legenda sugere que ela estaria sendo leiloada

São mentirosas as publicações que alegam que uma foto que mostra uma criança chorando enquanto é abraçada por um homem que fala ao microfone seria um registro de um leilão de meninas cristãs conduzido pelo grupo terrorista Estado Islâmico. A imagem, na realidade, mostra uma menina que chorou ao perder uma competição religiosa na Síria.

A cena foi retirada de um vídeo gravado em setembro de 2013 e posteriormente deletado do Youtube e do Facebook. A filmagem, no entanto, ainda pode ser encontrada no site Alwatan Voice. De acordo com a AFP árabe, a menina que aparece na gravação participava de uma competição em Aleppo, na Síria, para recitar trechos do Alcorão. Quando chegou a sua vez de falar, no entanto, ela permaneceu em silêncio. O homem que aparece ao seu lado na cena, então, recitou algumas palavras para ajudá-la a se lembrar.

Momentos depois, o homem anunciou o vencedor, e a menina, que perdeu, começou a chorar. Para consolá-la, o organizador prometeu lhe dar um prêmio. Cenas do vídeo de fato mostram a criança sorrindo momentos depois ao receber brindes.

Frame do vídeo mostra menina com brinquedo e livros em momento posterior ao choro
Competição. Vídeo mostra que, após chorar, menina recebeu livros e brinquedos como prêmio de consolação (Reprodução/Alwatan Voice)

O evento que aparece no vídeo foi promovido por integrantes do Estado Islâmico como uma forma de pregação do Alcorão. O organizador, segundo a AFP, foi Abu Waqqas Al-Tunisi, que se destacou por promover educação religiosa dentro do grupo terrorista.

Leia mais
Vídeo Hamas, Fatah e ANP: quais são as disputas políticas na Palestina?

Esta mesma peça de desinformação circulou nas redes em 2015, quando foi desmentida pelo e-Farsas. As publicações enganosas voltaram a ser compartilhadas na última semana junto com a alegação de que os Estado Islâmico seria apoiado por partidos de esquerda, o que também não tem lastro na realidade.

É fato, no entanto, que a organização terrorista é acusada de transformar mulheres capturadas em escravas sexuais. Em 2014, por exemplo, após o massacre da comunidade Yazidi, no Iraque, centenas de mulheres e crianças foram alvo de violência sexual por parte de integrantes do grupo.

Compartilhe

Leia também

falsoÉ falso que Congresso aprovou lei que proíbe casamento homoafetivo no Brasil

É falso que Congresso aprovou lei que proíbe casamento homoafetivo no Brasil

falsoLula teve uma hemorragia intracraniana, não um ‘derrame cerebral’

Lula teve uma hemorragia intracraniana, não um ‘derrame cerebral’

falsoVídeo usa dublagem falsa para inventar fala de Jay-Z sobre acusação de abuso sexual

Vídeo usa dublagem falsa para inventar fala de Jay-Z sobre acusação de abuso sexual