É de 2018, não recente, o vídeo que mostra o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes sendo hostilizado por passageiros durante um voo entre Brasília e Cuiabá. Além de tirar o vídeo de contexto, as peças de desinformação que difundem o vídeo fazem crer que as ofensas foram gravadas em um voo de volta de Londres, o que é falso.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 2.000 curtidas no Instagram, centenas compartilhamentos no Facebook e milhares de visualizações no Kwai até a tarde desta terça-feira (30).
Veja o descontentamento com os ministros do Supremo. Gilmar Mendes sofreu. Tem um certo ministro que não pode voltar de Londres em paz. 28/04
Posts nas redes difundem um vídeo que mostra o ministro do STF, Gilmar Mendes, sendo hostilizado durante um voo entre Brasília e Cuiabá, em 27 de janeiro de 2018, como se fossem ofensas feitas em abril deste ano em um voo de volta de Londres.
Durante o voo em 2018, o magistrado foi alvo de manifestações contra a atuação dele no STF e gritos de “Fora, Gilmar” (veja abaixo).
As peças checadas também enganam ao afirmar que as ofensas teriam sido registradas durante um voo de volta de Londres, em 28 de abril de 2024. Aos Fatos não encontrou registros na imprensa nem evidências de que Gilmar Mendes tenha sido alvo de manifestações durante o voo de volta da capital inglesa, onde participou de um evento este ano, entre os dias 24 e 26 de abril, que reuniu autoridades do Judiciário brasileiro e do governo Lula.
Houve, no entanto, um protesto na sexta-feira (26) realizado por um grupo de brasileiros em frente ao hotel onde Gilmar Mendes e outras autoridades ficaram hospedadas em Londres. O grupo pediu o impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes e exaltou o empresário Elon Musk, dono do X (ex-Twitter).