🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Agosto de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que TSE fez propaganda para Lula em título de eleitor

Por Priscila Pacheco

11 de agosto de 2022, 13h22

A Justiça Eleitoral não está fazendo propaganda para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em títulos eleitorais, como afirmam postagens que circulam nas redes sociais (veja aqui). A imagem mostra um documento que foi impresso no Amapá que tem a palavra LULA em um código de autenticação composto por letras e números aleatórios, gerados de forma randômica, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

A postagem enganosa conta com ao menos centenas de compartilhamentos nesta quinta-feira (11).


Selo falso

Título do Amapá com propaganda de Lula! PKD+LULA

Foto de título de eleitor com alegação falsa de que Justiça Eleitoral faz propaganda para Lula

Circula nas redes sociais a foto de um título eleitoral emitido na cidade de Calçoene (AP) com a alegação falsa de que a Justiça Eleitoral faz campanha para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Isso porque o código de validação do documento é PK0+.LULA.PTWV.BU8X, uma sequência de números e letras que é gerada aleatoriamente, sem ingerência humana, segundo o TSE.

Em nota ao Aos Fatos, o tribunal explica que o código serve para confirmar a autenticidade dos documentos emitidos por meio de seu site oficial. O TSE também ressalta que não usa o sistema para manifestar qualquer posicionamento político-partidário e passar mensagens subliminares aos eleitores.

O Aos Fatos enviou a imagem para o TSE e também confirmou por meio do portal que o documento emitido no Amapá existe, mas não conseguiu localizar o titular. O autor da fotografia também não foi encontrado.

Referências:

1. Justiça Eleitoral


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.