A Justiça Eleitoral não está fazendo propaganda para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em títulos eleitorais, como afirmam postagens que circulam nas redes sociais (veja aqui). A imagem mostra um documento que foi impresso no Amapá que tem a palavra LULA em um código de autenticação composto por letras e números aleatórios, gerados de forma randômica, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
A postagem enganosa conta com ao menos centenas de compartilhamentos nesta quinta-feira (11).
Título do Amapá com propaganda de Lula! PKD+LULA
Circula nas redes sociais a foto de um título eleitoral emitido na cidade de Calçoene (AP) com a alegação falsa de que a Justiça Eleitoral faz campanha para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Isso porque o código de validação do documento é PK0+.LULA.PTWV.BU8X, uma sequência de números e letras que é gerada aleatoriamente, sem ingerência humana, segundo o TSE.
Em nota ao Aos Fatos, o tribunal explica que o código serve para confirmar a autenticidade dos documentos emitidos por meio de seu site oficial. O TSE também ressalta que não usa o sistema para manifestar qualquer posicionamento político-partidário e passar mensagens subliminares aos eleitores.
O Aos Fatos enviou a imagem para o TSE e também confirmou por meio do portal que o documento emitido no Amapá existe, mas não conseguiu localizar o titular. O autor da fotografia também não foi encontrado.
Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.